Uma das atividades foi a restauração da horta comunitária


Horta estava desativada antes do programa chegar à escola / Foto: Divulgação/


Além do aprendizado eem sala de aula, os alunos do segundo e quarto anos da Escola Aninha Pamplona Rosa, no Gaspar Mirim, tem agora uma missão extra: cuidar de uma horta comunitária. A ação faz parte do Programa Comunidade Educativa, da Fundação Bunge. Anualmente, a escola define um tema pioneiro que traduz as ações dos alunos ao longo dos meses. Para este ano, Meio Ambiente e Reciclagem foi a temática escolhida para reger as atividades das turmas. Os alunos, entre 8 e 11 anos, receberam então a missão de plantar e cuidar da plantação na pequena horta comunitária, que até então encontrava-se abandonada no campus da escola.

"Todo mês o Comunidade Educativa faz uma ação diversa, envolvendo voluntários e colaboradores da Bunge, em torno de questões como respeito ao próximo, acolhimento e protagonismo", explica Juliana Prebianca, coordenadora do programa em Gaspar. No mês anterior, seguindo o tema de reciclagem, foram doados pelo Comunidade Educativa dois kits de lixeiras ecológicas para a escola. Neste mês, o foco ficou na restauração da horta.

"A parceria da escola com o Programa tem sido enriquecedora para os alunos. Eles amaram as atividades e têm a missão de cuidar da horta diariamente, estão a todo o momento em contato com as plantas e fazem as atividades em conjunto", comenta a diretora da escola, Aretusa Marquetti. "As ações propostas pelo projeto envolvem diferentes atividades, que levam os alunos a entrarem em contato com óleo de cozinha, água e plantas, estimulando a conscientização no dia a dia", complementa a diretora. Criado em 2002, hoje o Comunida Educativa está presente em nove estados brasileiros e conta com cerca de 650 voluntários.