Esqueça os motores. Esses carros andam só na banguela. Trata-se da segunda edição do Gravity Racing Brasil, que será realizado hoje (25) e amanhã (26) no condomínio Pedra Branca, em Palhoça.
Esqueça os motores. Esses carros andam só na banguela. Trata-se da segunda edição do Gravity Racing Brasil, que será realizado hoje (25) e amanhã (26) no condomínio Pedra Branca, em Palhoça. O evento, organizado pelo curso de Engenharia Industrial/Mecânica da Universidade do Vale do Itajaí, é uma competição de carros sem motor, movidos apenas pela força da gravidade.
Para competir, as equipes devem desenvolver carros obedecendo o regulamento da competição que só não ocorre em caso de novas chuvas. Cada equipe de três integrantes, construiu um carro que foi apresentado ontem (24), quando houve as pesagens no Campus da Univali em São José. As regras estabelecem que o carro precisa caber em um retângulo nas medidas de 2,2 metros de comprimento por 1,3 metros de largura e ter, no máximo 80 quilos.
Hoje (25), a pista é aberta para treinos e são feitas tomadas de tempo. No domingo (26), acontece a competição para valer. O traçado total da pista é de 600 metros. No percurso os carros podem alcançar a velocidade de até 60 Km/h e é uma oportunidade para que estudantes de engenharia possam aplicar conhecimentos adquiridos em aula em disciplinas como física, processos de fabricação, elementos de maquinas, resistências dos materiais, sistemas de produção, desenho industrial, mecanismos e outras.
A competição havia sido marcada para novembro, mas foi cancelada em função das fortes chuvas que acarretaram as enchentes em Santa Catarina. Com a mudança de data o evento passou a integrar a programação das comemorações do aniversário de Palhoça.
Deixe seu comentário