Já começou em São Paulo a edição 2009 do Anima Mundi, festival de animação, que ocorre no mês de julho na capital paulista e também no Rio de Janeiro e dura até este domingo (26).

Já começou em São Paulo a edição 2009 do Anima Mundi, festival de animação, que ocorre no mês de julho na capital paulista e também no Rio de Janeiro e dura até este domingo (26). São exibições de curtas, médias, longas-metragens, seriados e comerciais que visam  popularizar e incentivar a animação brasileira. Durante os dias do evento, também acontecem debates e workshops. As exibições apresentam diversas linguagens narrativas e técnicas, mostrando as ínúmeras possibilidades de se fazer uma animação. 
Essa é a 17º edição do Anima Mundi, iniciado em 1993 e hoje esse é o maior festival do gênero na América Latina e acontece no Memorial da América Latina, mas algumas animações podem ser conferidas no site
www.animamundi.com.br.
O festival também promove um concurso internacional de animações para a Internet, o Anima Mundi Web. Esse concurso online recebe trabalhos realizados com o programa Flash, que são exibidos no site do Anima Mundi onde os internautas podem participar da votação pela escolha da melhor animação. Desde 2005, outro atrativo do Anima Munid é a competição online para animações feitas especificamente para telefones celulares.
Neste ano, o Anima Mundi recebeu mais de 1,3 mil animações de todo o mundo, mas somente 401 filmes foram selecionados para ser exibidos na mostra em categorias competitivas - Longa Metragem, Curta Metragem, Infantil e Portfólio - e não competitivas, como Animação em Curso, Futuro Animador e Panorama de Curtas e Longas Metragens.
Deste total, 66 longas são brasileiros; 56, franceses; 47, britânicos; 46, americanos e 24, alemães. Há ainda filmes de países como Ucrânia, Taiwan, República Tcheca, Moçambique, Letônia, Eslováquia e Croácia.