Projeto está sendo aplicado na Escola Angélica Costa


Alunos da Angélica Costa estiveram na Vicred, em Blumenau, na terça-feira (30) / Foto: Divulgação/


Nesta semana, os alunos do quinto ano da Escola Angélica de Souza Costa, no Margem Esquerda, tiveram uma importante experiência fora das salas de aula. A turminha visitou, na terça-feira (30), a Viacred, no bairro Bom Retiro, em Blumenau. A ida até a cooperativa de crédito faz parte do projeto "Economia na Educação", que está sendo desenvolvido no educandário. A escola gasparense foi a primeira a participar do programa "Viacred Portas Abertas", desenvolvido pela cooperativa com o apoio de pedagogas.

Na oportunidade, os alunos conheceram todo o sistema operacional e a história da cooperativa e também visitaram o prédio onde há relíquias guardadas, como uma máquina de cheques, fotos, caixas, entre outros materiais. "Foi um momento muito especial, quando falou-se muito em sonhos e de como realizá-los. Só temos a agradecer aos colaboradores da Viacred pelo carinho com que receberam nossos estudantes", ressalta a coordenadora pedagógica da escola, Eliane Hoepers Alves. Ela explica que o projeto foi idealizado pela professora de Linguagem, Angela Maria da Silva, com o apoio dos professores das oficinas. O objetivo é ajudar as famílias com a economia doméstica, incentivando os alunos a economizar e poupar, iniciando com eles a educação financeira. " É pelas crianças que o futuro poderá ser diferente, diminuindo o consumismo e aprendendo a economizar para conquistar sonhos", ressalta Eliane.

E a ideia tem dado certo. "Com o projeto aprendi que tenho que cooperar com a minha família para termos uma situação financeira melhor", diz a aluna Kaethe de Oliveira. O colega Felipe dos Santos também aprendeu a importância de poupar. "Aprendi que não devo gastar com coisas desnecessárias para, no futuro, poder comprar algo melhor". O estudante Nicolas Ramos já faz até planos. "Comecei a guardar dinheiro para o meu sonho de levar minha família para o Beto Carreiro", revela.