Passagem de campeão brasileiro por Gaspar resgata a brincadeira do ioiô na cidade

Uma das brincadeiras mais antigas do mundo voltou a virar mania entre crianças e adolescentes de Gaspar. A procura pelos ioiôs virou a nova "febre" entre os gasparenses após a cidade receber o campeão brasileiro Robson Júnior, de 24 anos. Desde o início deste mês, o jovem paulista visita as escolas do município para difundir a brincadeira e resgatar a antiga diversão. A passagem dele pela região - que iniciou em Blumenau - faz parte de uma campanha patrocinada pela Ioiô Fênix e a última apresentação nas escolas gasparenses foi realizada na quinta-feira (24), no Colégio Universitário. Tanto as crianças quanto os adolescentes acompanharam as manobras de Júnior com seu ioiô com muita empolgação. "É um resgate fantástico de uma brincadeira muito antiga e divertida. Além disso, abrir as portas para um campeão mundial mostra aos alunos que o ioiô, além de um esporte, pode ser uma profissão", ressalta a coordenadora dos ensinos infantil e fundamental do colégio, Luciane Magali Berti. Segundo ela, a experiência foi muito interessante. "A reação dos alunos foi incrível", conta. Robson também está se apresentando no Centro de Gaspar. 

O encontro com o campeão acontece aos sábados, a partir das 11h30min, em frente à loja Mania de Presente, localizada na rua São Pedro, em frente à Escola Honório Miranda. Na oportunidade, Júnior promove um campeonato com os adeptos à brincadeira. Para participar, basta ter um ioiô e ir até o local se aventurar nas "manobras". A última apresentação em Gaspar acontece no dia 12 de dezembro. Depois, o campeão segue para Blumenau onde um novo campeonato será realizado. A disputa acontecerá no Norte Shopping, a partir das 14h, sem taxa de inscrição. 

Podem participar crianças a partir de oito anos até jovens de 18. "Nosso objetivo é resgatar esta brincadeira lúdica, mas também divulgar o ioiô como um esporte mundial. Hoje, ele é a minha profissão", ressalta Júnior. Ele conta que começou a se interessar pela brincadeira após assistir uma apresentação em sua escola. "Fico feliz, pois em todas as escolas onde eu me apresentei fui muito bem recebido. Algumas crianças nem sabiam o que era um ioiô", admite. Para quem está começando na brincadeira, Júnior revela o segredo: é preciso muita paciência e concentração. "Além disso, é necessário muita dedicação e treinamento, assim como em qualquer esporte". 

O ioiô começou a se popularizar no mundo em 1928, quando o objeto passou a ser comercializado em grande escala nos Estados Unidos. No Brasil, ele virou febre entre 1982 e 1995, após campanhas promovidas pela Coca-Cola/Russell. Em 2002, foi fundada a Associação Brasileira de Ioiô, que passou a ser responsável pela organização de campeonatos. em todo o país.