Eleita Rainha da ExpoGaspar 2026, ela fala sobre a emoção do título e os desafios que terá pela frente ao representar a sua cidade

A emoção veio como a correnteza do rio Itajaí-Açu depois da chuva: intensa, inesperada, impossível de conter. As mãos tremiam, o coração disparou e, quando seu nome foi anunciado, os olhos de Amanda Santiago de Freitas transbordaram de alegria e palavras faltaram para explicar tanta emoção, um misto de alívio e felicidade profunda. Afinal, logo em seu primeiro concurso de beleza o sonho havia virado realidade. “Chorei, sorri, só conseguia pensar: valeu a pena. Foi mágico”.

Aos 20 anos, Amanda foi coroada Rainha da ExpoGaspar 2026 - um título conquistado no último dia da ExpoFeira. A partir de agora, não é apenas beleza, Amanda vai representar a história, a tradição e a identidade da cidade. Ao lado dela, as também eleitas Larissa Alves de Lima (1ª Princesa), 20 anos, e Merci Tainara Pereira (2ª Princesa), 25 anos.

Nascida em Blumenau, mas gasparense de coração e de vivência, Amanda, a segunda filha de Jeferson de Freitas e Maria Silvana Freitas, cresceu no bairro Santa Terezinha, onde aprendeu o valor da comunidade, da família e da persistência. Desde os tempos do Colégio Uni até a formação no IFSC, a dedicação sempre foi companheira permanente. Hoje, Amanda cursa Nutrição na FURB - uma escolha que nasceu da própria vivência, da luta contra a balança que insistia em apontar para a obesidade infantil. Ela descobriu então um novo caminho por meio da reeducação alimentar e da disciplina, que lhe permitiram sonhar em participar de um concurso de beleza.

“A Nutrição me devolveu o controle sobre mim mesma”, conta Amanda, que começou a praticar musculação há quatro anos e viu no espelho não apenas mudanças físicas, mas a construção de uma nova mulher: mais forte, mais consciente e mais empática.

Participar da ExpoGaspar foi um passo ousado, admite a jovem. Não pelo medo do julgamento, mas pelo desejo de viver algo novo e representar a cidade. “Sempre admirei o papel da realeza como símbolo de tradição, dedicação e representatividade. Quando senti que estava pronta, abracei o desafio com alma e coração”, relembra.

Amanda carrega no rosto a delicadeza de um sorriso sereno, mas nas palavras, a firmeza de quem já sabe exatamente o que quer. Não tem planos imediatos para outros concursos de beleza. “Estou focada em aproveitar cada momento como Rainha da ExpoGaspar, vivendo essa experiência única de representar a minha cidade com responsabilidade e alegria”, enfatiza.

Ela não esquece quem esteve ao seu lado. O apoio da família foi fundamental - da mãe que a incentivou, do pai que acreditou nela, das avós que acolheram com carinho e do namorado que caminhou junto. Também revela gratidão à diretora de Cultura, Juliana Feltrin, que ajudou a lapidar as oito candidatas que participaram do concurso.

Amanda prefere não ter ídolos, mas pessoas que admira. No topo da lista está Frida Kahlo, sua inspiração de vida, mulher que transformou dor em arte e resistência em beleza. “Frida é um símbolo de força, autenticidade e resistência, e sua história me inspira a enxergar a beleza mesmo nas imperfeições e a me posicionar com coragem diante da vida”, justifica. Assim como Frida, Amanda também deseja transformar e diz que seu grande sonho é a realização profissional na área da Nutrição, criando pontes para transformar vidas e viajar pelo mundo, conhecer países como a Itália, e um dia construir uma família cheia de amor e propósito.

Amanda com as princesas Larissa (à esquerda) e Merci
  • Amanda com as princesas Larissa (à esquerda) e Merci (Fotos: DIVULGAÇÃO PMG)

Sobre beleza, a rainha prefere fugir de padrões e estereótipos, defendendo a singularidade num país de belezas diversas: “Cada mulher tem sua beleza única, e é isso que deve ser valorizado: o que nos torna singulares”, observa.

Assim é também quanto às suas preferências musicais, pois ela diz gostar de Queen a Rita Lee, passando pelos incríveis hits de Lady Gaga e do Red Hot Chilli Peppers, provando que ela também vive em múltiplas versões musicais. A rainha da ExpoGaspar é também preocupada com o mundo e a crise climática que estamos enfrentando. “Dói perceber que, em vez de avançarmos no cuidado com a natureza, estamos andando para trás. A falta de consciência coletiva e de ações concretas ameaça o nosso futuro e das próximas gerações”.

A quem sonha um dia ostentar a faixa e a coroa de rainha, Amanda dá uma dica: “Se prepare, acredite em si mesma e viva essa experiência de coração aberto. Mesmo que o título não venha, o aprendizado e a transformação pessoal são enormes. E lembre-se: muitas vezes, o maior desafio é vencer a voz interna que tenta nos fazer desistir. Não acredite nela. Acredite em você”. A felicidade, para Amanda, está na conexão com o outro e na sensação de estar no caminho certo, fazendo tudo com amor”. É exatamente isso que ela irá fazer durante o seu reinado.

Um dos sonhos da jovem rainha é se formar em Nutrição e viajar pelo mundo
  • Um dos sonhos da jovem rainha é se formar em Nutrição e viajar pelo mundo (Fotos: ARQUIVO PESSOAL)

Tags

  • #ExpoGaspar * Rainha da ExpoGaspar * Concurso de Beleza * Amanda Freitas * Gaspar * Santa Catarina * Beleza * Nutrição * Sonhos * Inspiração * Representatividade * Frida Kahlo
  • ExpoGaspar
  • Gaspar