Trânsito 1
-
(Fotos: )
A Prefeitura decidiu mexer no trânsito na região central da cidade. E a coisa vai ser grande. Tanto é verdade que as mudanças somente vão acontecer a partir de 26 de dezembro, mas já na próxima semana a comunidade vai conhecer quais as alterações que estão sendo propostas no Plano de Circulação Viária. O prefeito Kleber Wan-Dall convocou a imprensa e demais interessados para apresentar o projeto na próxima terça-feira (24). À frente deste trabalho está um especialista e de reconhecida capacidade, o atual secretário de Planejamento, Alexandre Gevaerd, que iniciou o trabalho de reurbanização e revitalização completa do centro e trânsito na cidade de Blumenau, na época em que integrou a administração Décio Lima, lá pelos idos de 1997. Gevaerd era o diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Blumenau (Ippub). Esteve na administração Napoleão Bernardes, no início do primeiro mandato, mas depois acabou rifado. Ele também autou em Brusque, no governo do petista Paulo Eccel. Enfim, Gevaerd tem cacife para liderar essa tentativa de organização do trânsito de Blumenau.
Trânsito 2
Antes da apresentação à imprensa, as mudanças já foram apresentadas a um grupo de lideranças empresarias e políticos ligados ao governo municipal. Entre as alterações propostas, está a inversão de mãos em importantes vias da malha viária central, como a Rua São José, que vai passar a ter sentido Industrial José Beduschi-São Pedro e a própria Industrial José Beduschi vai passar a ter mão única desde a entrada do bairro Sete de Setembro. Outra mudança significativa será a implantação de mão única na Rua Dr. Nereu Ramos em frente à Linhas Círculo. O sentido será Gaspar-Blumenau. Já no sentido Blumenau-Gaspar, os motoristas terão que acessar a Rua Arnoldo Koch (Supermercado Top) e depois seguir pela José Honorato Muller (a Rua do Terminal de Ônibus), depois Rua Frei Antonino (a rua do C.A. Tupi) e Rua Prefeito Leopoldo Schramm, Alberto Schramm (a rua do Beco) e Rua Frei Solano. Ufa!!!
Trânsito 3
A Arnoldo Schramm (paralela à Avenida das Comunidades), até então com mão dupla, também terá mão única no sentido viaduto do Gascic para a DL Cor. Outra mudança importante será o trecho final da Rua Coronel Aristiliano Ramos (após a ponte Hercílio Deeke). Ali o sentido será Rua Nereu Ramos. A Rua Mário Vanzuita também terá sentido único na direção da Frei Solano, ou seja, quem vem do Gasparinho não poderá mais acessar a ponte Hercílio Deeke. Ruas transversais à São José também terão sentido único. É o caso da Vereador Agusto Beduschi (a rua da delegacia) que terá, parte dela, sentido Rua São José-Duque de Caxias. Já a Doralício Garcia terá o sentido invertido.
Trânsito 4
Essas são apenas algumas mudanças contidas no Plano Viário. Segundo informações de dentro da prefeitura, ainda não se bateu o martelo, por isso é possível voltar atrás se houver argumentos consistentes. E acredito que vão ter muitos. A comunidade participou pouco até aqui, precisa opinar. Talvez, uma audiência pública possa ser mais esclarecedora, pois as mudanças no trânsito vão mexer com a vida e os negócios de muita gente, inclusive alguns comerciantes já estão preocupados, principalmente aqueles que tem comércio nas ruas que terão mão única. Evidente que a tendência é a clientela diminuir. Vamos aguardar a apresentação que o prefeito fará na próxima semana.
Convenção
Neste domingo, 22, o PMDB realiza a sua convenção para eleição da nova executiva. O encontro acontece no Clube Alvorada, no Centro do município, a partir das 8h. A eleição deve conter apenas uma chapa inscrita e confirmar a reeleição de Roberto Pereira como presidente da legenda em Gaspar.
Prefa x sindicato
A administração municipal vai enfrentar a sua primeira queda de braço com o atual governo. Trata-se da decisão de retirar o benefício do auxílio alimentação da folha de pagamento e passar a pagar com cartão, como fazem a maioria das empresas, inclusive o próprio Sintraspug.
Deixe seu comentário