Sessão itinerante
-
(Fotos: )
Se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha. A Câmara Municipal de Gaspar vai realizar nesta quinta-feira (24) uma sessão itinerante no Gaspar Alto. É uma tentativa de aproximar o poder Legislativo do povo, já que as sessões tem pouca plateia, inclusive as online. A reunião acontece a partir das 19h, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Estrada Geral Gaspar Alto. Para o presidente da Casa, vereador Ciro André Quintino, a sessão itinerante é uma oportunidade para a comunidade discutir as prioridades locais, fazer sugestões e conversar (cobrar) com os parlamentares. “O objetivo é levar a Câmara mais perto das pessoas, estreitando os laços entre a comunidade e os vereadores. A participação dos moradores é importante e todos estão convidados”, disse. De fato, tá na hora do povo se aproximar mais, talvez fosse até interessante que mais sessões acontecessem nos bairros e as itinerantes fossem realizadas na sede do legislativo. Em setembro, no dia 21, será a vez do bairro Barracão receber os vereadores. O Bairro Bela Vista será o terceiro com a sessão no dia 26 de outubro. Encerrando o circuito, o Alto Gasparinho receberá a Câmara no dia 23 de novembro.
Transporte coletivo
Essa questão da “tarifa zero” do transporte coletivo não é tão simples. Não adianta jogar pra torcida, porque é preciso analisar a estrutura de cada município, inclusive na questão da extensão territorial. No caso de Gaspar, a nossa cidade é territorialmente muito grande, por isso o transporte coletivo urbano sempre enfrentou dificuldades com viagens longas e poucos usuários. Há, também que se pensar que tudo que no Brasil se torna gratuito, o povo acha que pode depredar e vandalizar. É o caso, por exemplo, de banheiro público. Só funciona onde tem cobrança de taxa. É claro que não se tá falando em gratuitade do transporte, pois alguém vai pagar a conta (o próprio cidadão), mas fica para o cidadão menos desavisado a sensação de que o ônibus é grátis. E aí vira bagunça.
Sinalização falha
O DNIT não tem feito corretamente a sinalização dos trechos em obras na BR-470. Tá virado numa bagunça. Até pode alegar que faz a sinalização, mas quem circula todos os dias na rodovia sabe das dificuldades, principalmente à noite, de identificar os desvios. Placas luminosas/led deveriam ser instaladas nos pontos críticos, pois só esses cavaletes com tinta refletiva não dá conta. Uma vergonha e risco em potencial.
Mais uma variante
Enquanto a população vai deixando de lado a carteira de vacinação, inclusive dos filhos, as novas variantes da ômicron vão avançando. Essa semana, o Ministério da Saúde anunciou que a EG.5, uma subvariante da Ômicron, identificada pela primeira vez em fevereiro de 2023, vem provocando um aumento constante no número de casos de Covid-19.
I.A na moda
A Inteligência Artificial chega à indústria da moda pelas mãos da multinacional ítalo-brasileira Audaces, para ser uma revolucionária e exclusiva assistente de criação. A nova tecnologia de IA para Criação 5.0 Audaces, solução sem similar no mercado, está sendo lançado na Febratex Summit, a maior feira das Américas para a indústria têxtil, que acontece no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC), até essa quinta-feira (24). Referência mundial em tecnologia para a moda, a Audaces iniciou o desenvolvimento da IA para Criação 5.0 como sequência de um trabalho permanente de inovação, com objetivo de transformar a maneira como os produtos são concebidos e desenvolvidos, impulsionando a indústria da moda rumo a um futuro mais criativo.
Deixe seu comentário