Por Por Alexandre Melo (Interino)


De uns tempos pra cá, mais brasileiros voltaram a se preocupar com a política. Efeito dessa polarização, que coloca no centro do debate apenas duas correntes: esquerda e direita (nós e eles), exatamente como ocorria no tempo do bipartidarismo às vésperas do fim do regime militar, onde havia Arena e MDB como os únicos partidos políticos oficiais do País. Esse retorno do interesse por política no Brasil despertou em muitos o desejo não apenas de debater, mas de participar como agente político. Por isso, as eleições deste ano terão um número recorde de candidatos: mais de 37 mil. Trata-se do maior contingente de candidatos desde a volta da democracia, no começo dos anos 1980. Em Santa Catarina, o recorde de candidatos já começa na disputa pelo cargo maior: governador. São dez candidatos, enquanto para deputado estadual são 605 e federal 304. O prazo para registro das candidaturas terminou nesta segunda-feira (15), mas ainda podem ser feitas substituições, pois os candidatos ainda vão passar pelo crivo da Justiça Eleitoral. Se cair no Ficha Limpa tá fora. 


Combate à violência

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de SC aprovou, nesta terça-feira (16), o Projeto de Lei (PL) 310/2021, da deputada Ana Campagnolo (PL), que institui a Semana Escolar Estadual de Combate à Violência Institucional contra a Criança e o Adolescente. O período escolhido para a mobilização é entre os dias 8 e 14 de agosto. Durante essa semana, as escolas públicas e privadas deverão promover atividades, palestras e debates a respeito da violência institucional contra crianças e adolescentes. Entre os assuntos a serem abordados estão os limites éticos e jurídicos da atividade docente; os direitos dos estudantes de aprender conteúdo politicamente neutro, livre de ideologia e respeitando o pluralismo de ideias; além da conscientização dos professores sobre a obrigação de respeitar as convicções políticas, ideológicas, morais e religiosas dos alunos.


Mirins

Os vereadores mirins continuam firmes no trabalho de apresentar ao Executivo ações para a melhoria na cidade Coração do Vale. Na última sessão, foram onze indicações. O vereador mirim Miguel Frainer Flores Airoso está pedindo ao município a mudança do término da ciclofaixa no começo da Avenida das Comunidades, para um local mais seguro. Já o vereador mirim Max Garcia Raymundo está pedindo ao município a limpeza periódica no cemitério do Santa Terezinha, enquanto a vereadora Vitória Mariana Rosa solicita que o município providencie a pavimentação asfáltica da Rua Leopoldo Moser, no bairro Coloninha.


Celebridades nas urnas

Nem bem começou a campanha e já começam a aparecer as celebridades que colocaram seus nomes na disputa. O senador Romário e o deputado federal Alexandre Frota vão tentar a reeleição. Romário concorre pelo PL do Estado do Rio de Janeiro, enquanto Frota vai tentar pelo PSDB de São Paulo, assim como o eterno palhaço Tiririca, que tenta pelo PL, emplacar o quarto mandato consecutivo. Em 2010, ele foi o campeão de votos com mais de 1,3 milhão de eleitores. Já as novidades e até surpresas nas eleições gerais deste ano parecem ser de fato as do jornalista Marcos Uchôa, que abandonou a carreira para tentar uma vaga à Câmara Federal pelo PSB, e do técnico de futebol aposentado, Joel Santana, ou "Papai" Joel, como vai aparecer na urna, que vai tentar uma vaga à Câmara Federal pelo Pros do Rio de Janeiro. Curioso é que o ex-técnico de grande clubes do futebol brasileiro e até da Seleção da África do Sul, declarou ao TRE-RJ não possuir nenhum bem em seu nome. O também técnico Vanderlei Luxemburgo, que chegou a se filiar a um partido político, desistiu da disputa. Outro nome do esporte é o polêmico jogador de vôlei Maurício Souza, que vai disputar uma vaga à Câmara Federal pelo PL de Minas Gerais. Há, ainda, gente famosa nos anos 1990 e que vai tentar refrescar a memória do eleitor acima dos 30, como a ex-loira do grupo É o Tchan, Silmara Miranda, hoje Policial Rodoviária Federal. A bela vai concorrer a uma vaga à Câmara dos Deputados pelo Republicanos do Distrito Federal.


Perfil

O perfil dos candidatos registrados mostra um aumento no número de candidatas mulheres e de candidatos que se autodeclaram pretos. Na base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste ano estão 3.543 candidatas mulheres (35%) e 1.421 negros (14%). Em 2018 foram inscritas 2.767 mulheres (32%) e 937 candidatos negros (11%).


Presidente

O ministro Alexandre de Moraes terá a missão de conduzir uma das mais tensas eleições desde a redemocratização do país. Ele tomou posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (16), em sessão solene. Na mesma ocasião, o ministro Ricardo Lewandowski foi empossado vice-presidente da Corte Eleitoral. Nos últimos seis meses, o TSE foi presidido pelo ministro Edson Fachin.