Posse e Mesa Diretora

Deschamps e Daiane diretores da Adjori/SC,na posse ladeando o novo presidente da Alesc, Mauro de Nadal

 Representando a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina – ADJORI/SC, eu presidente e a diretora, vice-presidente Regional da Grande Florianópolis, Daiane Abreu Rodrigues, entre outros associados a ADJORI/SC, acompanhamos a solenidade de posse dos 40 deputados estaduais de Santa Catarina, eleitos para o mandato 2023-2027 e a eleição da Mesa Diretora, realizada na Assembleia Legislativa, na manhã de quarta-feira (1º). A solenidade foi presidida pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT) (parlamentar mais idoso entre os de maior número de legislaturas), que foi auxiliado pelos deputados Julio Garcia (PSD) e Marcos Vieira (PSDB). Após o a leitura do termo de compromisso, um a um, foram chamados para prestarem juramento. Desses, 24 foram reeleitos, e 16 iniciam o primeiro mandato.

Deputado Júlio Garcia (PSD)// FOTO AGÊNCIA ALESC

Posse e Mesa Diretora 1

Presidente eleito da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB)// FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA ALESC

 

O ato, Que foi muito prestigiado pelos catarinenses, que lotaram o Palácio Barriga Verde, como nunca visto, contou com a presença do governador do Estado, Jorginho Mello, a vice-governadora, Marilisa Boehm, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, e representantes das presidências do Tribunal de Justiça (TJSC) e do Ministério Público do Estado (MPSC), além de muitas outras autoridades. Ao final foi realizada a eleição da Mesa Diretora e o deputado Mauro de Nadal (MDB) foi eleito com 38 votos a favor e dois contrários presidente da Casa. Ele vai comandar o Parlamento catarinense pelos próximos dois anos.


Mesa Diretora para o biênio 2023/2024

Legenda da Foto: Integrantes da Mesa Diretora, 3º secretário – Marcos da Rosa (União), 1ª secretária – Paulinha (Podemos), Pr1º vice-presidente - Mauricio Eskudlark (PL), Presidente - Mauro De Nadal, 2º vice-presidente – Rodrigo Minotto (PDT), 2º secretário – Padre Pedro Baldissera (PT), e o 4º secretário – Delegado Egídio (PTB). // FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Além do presidente, Mauro de Nadal (MDB), que comandou a sessão de votação para eleição dos demais membros da mesa, foram eleitos: 1º vice-presidente - Mauricio Eskudlark (PL), 64 anos, delegado da Polícia Civil, tendo atuado como delegado regional de São Miguel do Oeste e de Balneário Camboriú, diretor da Polícia Civil do Interior e do Litoral, e delegado-geral da corporação, cargo no qual se aposentou. Iniciou a vida política em São Miguel do Oeste.
2º vice-presidente – Rodrigo Minotto (PDT), 49 anos, Advogado, entrou na vida pública após filiar-se ao PDT, legenda da qual foi secretário executivo nacional e estadual. Também coordenou em Santa Catarina o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e foi o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Estado, além de ter chefiado o gabinete do ex-ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.
1ª secretária – Paulinha (Podemos), 47 anos, foi diretora nacional de qualificação no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, e assessora especial de Secretaria do Estado de Administração do Rio de Janeiro. Iniciou a carreira política em Bombinhas. Depois de comandar a Secretaria Municipal de Administração por quatro anos, foi a primeira vereadora mulher eleita no município, em 2004. Em 2012 foi a primeira mulher eleita prefeita em Bombinhas. Em 2016 foi reeleita. Em 2018, deixou a prefeitura e se elegeu deputada estadual pelo PDT. Na Alesc, foi presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Em 2022, foi reeleita para o segundo mandato na Assembleia.
2º secretário – Padre Pedro Baldissera (PT), 65 anos, formado em Filosofia, Pedagogia e Teologia, foi ordenado padre católico em 1985, com atuação em Videira, Tangará e Guaraciaba. Em 1996, elegeu-se prefeito de Guaraciaba, pelo PT, cargo para o qual foi reeleito no ano 2000. Em 2002, foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Reelegeu-se em 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022. Já ocupou cargos na Mesa Diretora da Alesc e presidiu a Comissão de Pesca e Aquicultura do Parlamento.
3º secretário – Marcos da Rosa (União), 46 anos, formado em Administração, bacharel em Teologia e MBA em Gestão Pública, Rosa foi vereador por três mandatos em Blumenau, sendo por duas vezes o mais votado. Em 2017-2018 foi o presidente do Legislativo, o que lhe possibilitou assumir a Prefeitura de Blumenau em duas oportunidades. Em 2022, foi eleito deputado estadual pela primeira vez.
4º secretário – Delegado Egídio (PTB), 41 anos, delegado da Polícia Civil, com atuação em Blumenau e Brusque, com enfoque na defesa da causa animal. Formado em Direito, disputou sua primeira eleição no ano passado e foi eleito deputado estadual. (informações sobre o currículo destes - Marcelo Espinoza AGÊNCIA AL)


Representatividade

 A nova legislatura terá representação de 13 partidos. A maior bancada será do PL, com 11 cadeiras, seguida do MDB, com seis deputados. O Partido dos Trabalhadores vem na sequência com quatro representantes. O PSD, PP, Podemos e União Brasil terão três cadeiras cada. PSDB soma dois deputados. O Novo, o PDT, Psol, PTB e o Republicanos contam com um representante cada. E o nosso Vale do Itajaí conta apenas com quatro deputados estaduais, dos quais esperamos uma representação forte: o reeleito Ivan Naatz (PL) e os iniciantes, Delegado Egídio Ferrari (PTB), o ex-prefeito Napoleão Bernardes (PSD) e Marcos da Rosa (União Brasil), os três com domicílio eleitoral em Blumenau.


Novo Desafio  

Deputado Egídio Maciel Ferrari //FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA ALESC

 

O delegado Egídio Ferrari (PTB), eleito com 34.912 votos, foi aprovado por 37 dos 40 parlamentares, para ser o 4º secretário da Mesa Diretora. Ferrari destacou-se como delegado por sua atuação efetiva na área de segurança pública e assim promete que pretende reforçar durante o mandato a importância e o cuidado com a região do Vale do Itajaí. “Queremos representar muito bem a nossa região e realizar um trabalho árduo, principalmente com as bandeiras que levantamos”, afirma. Delegado da Polícia Civil há 12 anos, Ferrari também foi o responsável por trazer a Santa Catarina o projeto Cadeia Para Maus Tratos, liderado pelo delegado e deputado federal, Bruno Lima. “Nosso objetivo é tornar a sociedade melhor, levando mais conscientização sobre a importância de denúncias de casos de maus tratos às pessoas e fortalecendo a punição para quem comete este crime”, ressalta o deputado.


Posse na Fampesc 

 A nova diretoria da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de Santa Catarina (Fampesc) toma posse neste sábado (4), a partir das 9h15min, na sede da Ampe, na Rua Humberto de Campos, 245, em Blumenau. A presidente reeleita é Rosi Dedekind, que fica mais dois anos à frente da entidade. Gaspar terá três representantes na diretoria: Filipe José da Costa, Diretor de Produtos e Serviços e, no Conselho Deliberativo, Diogo Tomaz (titular) e Eduardo Pedrini (suplente).


Posse da rede 

 Na próxima segunda-feira, dia 6, Maria Helena Spengler assume a presidência da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar. A vice será Bernardete Isensee. A cerimônia acontece no auditório do Hotel Raul’s, a partir das 15h. A comunidade está convidada a prestigiar. Essa será a primeira vez que Maria Helena, bastante envolvida com a comunidade, preside a entidade


Rafa na Procuradoria da Mulher 

 

FOTO ARQUIVO JORNAL METAS

?

A suplente de vereadora, mas atualmente ocupando cadeira no Legislativo gasparense, Rafa Vancini (MDB), é a nova Procuradora Especial da Mulher na Câmara de Vereadores de Gaspar para 2023. A vereadora Zilma Mônica Sansão Benevenutti (MDB) será a procuradora-adjunta. “O propósito é trabalhar em favor de todas as mulheres da nossa cidade, agilizando o trabalho de criação e implementação de políticas públicas para as mulheres; promovendo debates, palestras, seminários e audiências públicas com objetivo de melhor a informação, formação e intercâmbio entre as mulheres e a Política, por meio da Câmara Municipal de Gaspar”, salientou Rafa.