Por Alexandre Melo - Interino

image3.jpg

Proprietários de 15 jornais locais filiados à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) acompanharam nesta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa do Estado, a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2010, que visa alterar a forma como são divulgados os atos públicos em âmbito municipal. A movimentação começou cedo, ainda pela manhã, quando aconteceu a reunião da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Casa, que aprovou a PEC. 

PEC 2

O presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, disse ser favorável à PEC, porque ela garante a transparência dos atos públicos do Poder Executivo e Legislativo Municipal, uma vez que obriga as prefeituras e câmaras de vereadores a divulgarem os chamados "atos que produzem efeitos externos" em jornal local, ou da microrregião a que este pertencer. A alteração, caso seja aprovada, não desobriga o município a divulgar os atos oficiais no diário oficial do município, mas determina que também sejam publicados no jornal local, ou da microrregião, escolhido mediante licitação. 

Em Brasília

Kleber Wan-Dall faz a sua estreia essa semana em Brasília como prefeito eleito. Ele participa do Seminário de Novos Gestores 2017/2020, promovido pela Confederação Nacional do Municípios - CNM. Aproveita a estada na capital federal para realizar alguns contatos, principalmente com a bancada catarinense. Kleber quer se inteirar de projetos e recursos que estão trancados em Brasília.

"Zuchiando 1"

Por falar em recursos, o prefeito Celso Zuchi disse que o seu sucessor vai encontrar os cofres da prefeitura com um bom dinheiro. Só de verbas da União são mais de R$ 118 milhões empenhados. O prefeito garantiu ainda que Gaspar não vai estar na lista dos 250 municípios catarinenses cujos prefeitos vão passar o bastão e muitas dívidas aos seus sucessores. hummm..

"Zuchiando 2"

O prefeito anda amuado, pois queria inaugurar todas essas obras que, segundo ele, estão sendo executadas com dinheiro liberados pelo Governo da petista "impeachmada" Dilma Rousseff, mas a burocracia não vai deixar. Zuchi também comentou a este interino que os recursos da Ponte do Vale estão garantidos e que, inclusive, vai sobrar dinheiro que depois terá que ser devolvido à União. Ué?! Antes faltava, agora sobra? Essa pra mim é novidade. 

Pergunta-se

O hospital de Gaspar aumentou o número de cirurgias, passando de uma média de 30 por mês, antes da intervenção, para 150, de acordo com o último levantamento. Só que a maioria dessas cirurgias são pagas pelo Governo do Estado e SUS . O dinheiro já apareceu?

Projeto

Está pronto para ser votado na Assembleia Legislativa do Estado o projeto de lei que obriga os estabelecimentos de saúde do Estado a publicarem em local visível, nas entradas principais e de acesso ao público, a lista dos profissionais escalados para o atendimento dos pacientes em cada turno.