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A revitalização do trecho estadualizado da Rodovia Jorge Lacerda (de Itajaí até a Ponte do Vale) teve mais um capítulo nesta terça-feira (1º). O secretário de Estado de Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, e o diretor técnico da Sotepa, empresa responsável pelo projeto e supervisão da obra, Almir José Machado, e o secretário de Estado da ADR/Blumenau, Emerson Antunes, tomaram a palavra para apresentar o projeto técnico da obra e responder aos questionamentos da comunidade. O prefeito Kleber Wan-Dall, secretários e representantes de entidades de classe, além da imprensa acompanharam atentamente as explicações, embora muita coisa seja técnica, mas, enfim, cumpriu-se mais um ritual de uma obra que já era para estar em andamento. 

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Aliás, a maior curiosidade dos presentes era saber quando efetivamente vão começar os trabalhos e quando eles vão terminar. O secretário Vampiro explicou que a obra já começou, com o levantamento técnico que foi finalizado há uma semana. Com a abertura do canteiro de obras, junto à ponte Padre Jeremias Cadorin, em Ilhota, as máquinas e trabalhadores vão aparecer, na próxima semana, em duas frentes de trabalho. No início da rodovia, junto à BR-101, onde será duplicado um trecho de 1.800 metros e construídas duas rotatórias para dar mais segurança aos motoristas. Outro trecho que vai começar a ser revitalizado é no quilômetro 22, próximo à empresa Bunge, no bairro Poço Grande, onde também serão construídas duas rotatórias e instaladas vias marginais. A obra completa, segundo o secretário, deve estar concluída em 540 dias e vai custar R$ 33,5 milhões.

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Um grupo de trabalho, composto por representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura, do Deinfra e dos municípios por onde a obra vai passar (Gaspar, Itajaí e Ilhota) foi formado. O objetivo é acompanhar a cronologia da obra, as desapropriações e principalmente a segurança no trecho a ser revitalizado. De Gaspar, o representante deve ser o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Alexandre Gevaerd. Sobre as desapropriações, assunto questionado pela comunidade durante a apresentação do projeto, o secretário garantiu que isso não irá atrapalhar o cronograma da obra. Segundo ele, o trecho a ser desapropriado para a duplicação, implantação de rotatórias e marginais representa apenas 3% do total da obra.

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O prefeito Wan-Dall aproveitou para cutucar o secretário Vampiro sobre o fato do trecho da Francisco Mastella (entre o Ginásio João dos Santos e o Trevo da Parolli) ter ficado de fora. O prefeito revelou essa preocupação ao secretário, porém, segundo ele mesmo, trata-se muito mais de uma questão jurídica do que de falta de recursos. "A Deputado Francisco Mastella é uma continuação da Jorge Lacerda e muito importante para Gaspar, vamos trabalhar para tentar incluir a revitalização também deste trecho", garantiu o prefeito. Nos bastidores se diz que houve um erro na elaboração do projeto. Será? 

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Ilhota também terá um trecho de 2km sem revitalização. Isto porque, o centro da cidade, onde está todo o comércio é municipalizado, assim como o trecho que tem início no Trevo da Parolli, em Gaspar, até o Sesi, em Blumenau. Por isso, a observação do presidente da Acig, Nelson Küster. "Por que o governo não contempla uma obra de revitalização completa, ou seja, de Itajaí a Blumenau, e não capenga como estamos vendo. Será que o Vale do Itajaí não merece? O secretário Emerson Antunes, explicou que existe uma questão jurídica, que é o estado interferir em área que pertence ao município. Humm...