Hospital de Gaspar, que desde o Governo de Pedro Celso Zuchi (PT), vem sendo gerido por um colegiado denominado de Comissão Interventora, que teve como primeiro presidente, José Eduardo de Souza, que na época presidia a Associação Empresarial de Gaspar – ACIG, entre outros que o sucederam, e atualmente, presidida pelo Secretário da Fazenda, da Prefeitura de Gaspar, Marcos da Cruz, tem um histórico relevante na busca constante em contratação de empresas com experiência para administrar e fazer gestão de resultados. A prefeitura, principal responsável por garantir a receita, anuncia que dará um importante passo para aprimorar a gestão e a qualidade dos serviços prestados à população. Em parceria com a Fundação Hospitalar de Blumenau, por meio do Hospital Santo Antônio, será realizada uma consultoria para avaliação e diagnóstico situacional.


Hospital de Gaspar 2

 A ação tem como objetivo promover uma cooperação entre as duas instituições. Durante um período de 60 dias, o corpo técnico do Hospital Santo Antônio realizará um diagnóstico detalhado sobre a situação do hospital. O foco principal da consultoria será identificar pontos de melhoria e propor estratégias para aprimorar o atendimento aos pacientes, além de buscar maneiras de reduzir os custos com recursos públicos municipais destinados ao Hospital de Gaspar. Como resultado da assessoria, espera-se proporcionar ao Hospital de Gaspar elevar os padrões de qualidade do atendimento e otimizar processos internos. A parceria também visa fortalecer a cooperação entre os hospitais da região, promovendo um intercâmbio de conhecimentos que beneficiará diretamente os pacientes atendidos em Gaspar.


Hospital de Gaspar 3

 O prefeito Kleber Wan-Dall destaca sobre a parceria entre as instituições, “queremos fazer com que o Hospital de Gaspar ‘ande com as próprias pernas’ e essa consultoria com o Hospital Santo Antônio é fundamental. Temos que continuar avançando e buscando sempre o melhor para o hospital e para os pacientes. Temos estrutura, temos equipamentos e equipe, estamos no caminho certo e seguiremos melhorando cada vez mais”, comenta o prefeito. Destaca ainda; que após a intervenção, diversas dívidas foram sanadas ou negociadas, o crédito foi restabelecido, o certificado de filantropia foi readquirido, os alvarás estão em dia e diversos avanços foram feitos na área de atendimento, com ampliação e qualificação da equipe médica, readequação e reforma dos espaços físicos, aquisição de equipamentos de ponta, implantação de laboratório de análises clínicas, centro de diagnístico por imagem e muito mais. O Hospital de Gaspar hoje é referência em diversos setores e segue colocando as pessoas e a vida em primeiro lugar.


Defesa Civil modelo

Após uma semana de registros de fortes chuvas em Santa Catarina, o governador Jorginho Mello recebeu em Florianópolis, no sábado, 17, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o ministro-chefe da secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wollf Barreiros. O encontro, na sede da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, onde eles conheceram o modelo catarinense, que conseguiu minimizar ocorrências e, felizmente, enfrentar a passagem deste ciclone extratropical sem registro de vítima. A comitiva esteve no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que é reconhecido como um modelo nacional.


Desempenho

 O desempenho dos portos catarinenses no primeiro quadrimestre de 2023 confirmou o potencial logístico de SC. Segundo dados registrados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) o Estado têm dois portos entre os três primeiros do país na movimentação de cargas conteinerizadas: Porto de Navegantes (Portonave) e Porto Itapoá. A Portonave tem a segunda maior movimentação de cargas no primeiro quadrimestre deste ano com 4.751.038 toneladas. O Porto Itapoá figura em terceiro lugar com a marca de 3.411.669 toneladas movimentadas. Até 2022 era o quinto colocado. A liderança segue sendo do Porto de Santos com 10.351.619 toneladas.