data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Deputado e presidente da Assembleia Legislativa de SC, Julio Garcia (PSD) - Foto: acessória ALESC/SC
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Joel Pacionik, deferiu na sexta-feira (16) um pedido de recurso de habeas corpus no âmbito da Operação Alcatraz, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, e paralisou os atos de ação penal ligados à Operação. O STJ atendeu pedido da defesa de Luiz Ermes Bordin, Luiz Andrey Bordin, e Valmir Zulow, que requeria, entre outras coisas, que o processo fosse enviado por completo ao próprio STJ. Isso acontece porque investigados na Operação, entre eles o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), tem prerrogativa de função reconhecida. No entanto, a Justiça Federal em Santa Catarina remeteu apenas parte do inquérito, a que citava investigados com esse tipo de prerrogativa.
Alcatraz II
A defesa já havia pedido ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região decisão semelhante em habeas corpus, que foi negada em setembro de 2019. O ministro julgou procedente o recurso do habeas corpus por entender que a Justiça Federal catarinense deve enviar para Brasília todo o processo, e caberá ao STJ devolver, ou não, a parte dos investigados que não têm prerrogativa de função. Garcia era conselheiro de contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) à época dos fatos investigados. Com a decisão, é possível que o STJ anule ações da Operação Alcatraz. Mandados de busca e apreensão, por exemplo, foram autorizadas pela Justiça Federal em SC, que, segundo o STJ, não tinha competência para tal.
Novo presidente
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
José Roberto Deschamps, (Da esq. para dir.) Gutenberg Santos Souza e Jeferson Debus presidente do Sintraspug - Foto: Wile Roberto Deschamps/jornal metas
Na tarde de terça-feira (20) recebi a visita do Ilustre servidor público, Jeferson Debus, que por muitos anos trabalhou no setor de Compras da Prefeitura de Gaspar, e ultimamente na Fundação Municipal de Esportes e Lazer. Jeferson acompanhado de Gutenberg Santos Souza, assessor de comunicação, trouxe oficialmente a notícia,de que desde o mês de abril deste ano assumiu a presidência do Sintraspug - Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Gaspar, que tinha como presidente eleito em 2019, Jovino Masson, do qual ele era o vice-presidente. O professor Jovino, que por muitos anos esteve à frente do Sintraspug e ali deixou suas marcas, por promover uma gestão sempre pautada no bom diálogo, resolveu aposentar-se e se despediu da presidência da entidade. Nestes três anos da sua gestão, Jeferson terá como desafio conciliar o diálogo com o governo municipal, representando os servidores, que esperam dele que seja um defensor dos seus interesses. O Sintraspug, que já tem uma trajetória de mais de 30 anos, além de lutar pelos direitos do trabalhador, tem a função de conscientizar o servidor e o serviço público a andarem juntos. Te desejamos juntamente com a sua diretoria sucesso na tua gestão Jeferson.
Será que vem?
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Divulgação
O Jornalista Calos Erbs, natural do Rio de Janeiro e que já morou em Gaspar quando trabalhou no Jornal Metas, pelo período de quatro anos, e que acabou voltando para o Rio por questões pessoais, já retornou a Gaspar para atuar em campanhas eleitorais nos anos anteriores e, agora, foi cotado para compor a campanha do candidato a prefeito de Gaspar pelo PL, Rodrigo Althoff. Porém por motivos profissionais no Rio, onde está dando aula em um projeto de fotografias para uma ONG, entre outros trabalhos, não chegaram a um consenso. Mas em tratando-se de política, tudo pode mudar.
Deixe seu comentário