O problema do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não é apenas financeiro. Existe uma grave crise de credibilidade. E não apenas por parte dos clientes da instituição. Os próprios médicos, a maioria morando fora de Gaspar, com raras exceções não dão o devido valor à instituição. É preciso que a classe médica reveja conceitos, e passe a indicar o hospital de Gaspar como referência.
O Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem um dos melhores centros cirúrgicos da região, porém, ocioso por falta de clientes, ou será de credibilidade? Assim como parte da classe médica, os gasparenses também não acreditam no seu hospital. Dessa forma, sobra como fonte de receita para o Nossa Senhora do Perpétuo Socorro o Pronto Atendimento, ou seja, aqueles casos de urgência e emergência em que se recorre ao hospital mais próximo. O P.A está sempre com fila de espera, porque existe falta de orientação. Hospital é para atender a casos hospitalares, mas por desconhecimento as pessoas sobem o morro atrás de consulta para um simples resfriado. É mais prático, porque o hospital funciona 24 horas. A proposta do Conselho da Cidade de resgatar a credibilidade do hospital e informar melhor a população é muito bem-vinda, pois sem uma campanha forte de esclarecimento a instituição vai continuar gerando muito mais despesa do que receita, mesmo que se tenha implantado uma gestão profissionalizada. Sem produção não existe solução.