Uma das maiores queixas do cidadão é a burocracia nas administrações públicas, além do atendimento muito abaixo do mínimo que se exige. As regras, ao invés de descomplicar, acabam complicando ainda mais os serviços, o que deixa as pessoas no limite da paciência e provoca um distanciamento do povo de seus governantes. 
Hoje, para se conseguir qualquer documento na Prefeitura é preciso passar por alguns setores, emitir guias e carimbar papel. É evidente que o atendimento online já reduziu bastante essa burocracia, porém, ela ainda é um dos maiores entraves para o atendimento de qualidade. 
Conversar com o prefeito ou mesmo com um secretário é praticamente impossível, o que também não deixa de ser correto, afinal, assessores estão aí para fazer o trabalho de para raios, porém, muitos não o fazem. Todavia, o cidadão gosta de conversar com seu prefeito, sente-se valorizado quando o chefe do executivo lhe dá atenção.
Por isso, a iniciativa do Projeto "Prefeito nos Bairros" é válida, pois vai aproximar a administração municipal de quem realmente precisa dela. É claro que algumas reivindicações não poderão ser atendidas porque não são prerrogativas do administrador municipal, porém, essa conversa é importante até para orientar as pessoas a quem elas devem recorrer. Por outro lado, o prefeito vai ver, de perto, as maiores carências do bairro e, na medida do possível, dar o retorno ao cidadão que paga seus impostos e quer ter, no mínimo, uma explicação convincente para o seu pedido.