Embora o país esteja metido em duas graves crises, política e econômica, o turismo doméstico parece não sentir os efeitos. É verdade que o brasileiro, que antes viajava regularmente para o exterior, abdicou deste privilégio e passou a passear mais em nosso país. Gaspar nunca teve vocação para o turismo, e não é porque seja uma cidade sem atrativos, pelo contrário temos aqui belos equipamentos turísticos.
O problema sempre foi investimentos. Saúde, educação e saneamento sempre foram bandeiras das administrações anteriores, Parece que neste novo governo existe uma visão diferente em relação ao turismo. O prefeito Wan-Dall tem se empenhado pessoalmente em buscar alternativas para incrementar esse setor que traz, além de recursos para o município, vagas no mercado de trabalho. 
A criação da diretoria de Turismo e a vinda de Norberto Mette, homem experiente na área, com muitas Oktoberfest e outros eventos, além do Parque Vila Germânica, pode abrir um novo caminho para o fomento do setor em nossa cidade.  O que precisa agora é reativar o Conselho Municipal de Turismo, reunindo os empresários em torno de uma proposta de fortalecimento do setor em nossa cidade. Sem dúvida, o turismo é um dos negócios mais promissores para o Vale do Itajaí, basta que as prefeituras tenham a  visão de investir naquilo que nos diferencia do resto do país: as belezas naturais e a tradição cultural herdada dos colonizadores.