Além de confirmar o que os motoristas já sabiam, ou seja, as precárias condições das rodovias catarinenses, pesquisa recente da Confederação Nacional de Transporte (CNT) revelou a necessidade urgente de entregar à iniciativa privada a concessão das nossas estradas. O levantamento mostra claramente que os únicos trechos que oferecem segurança aos motoristas estão hoje sob a concessão da iniciativa privada, que é o caso da BR-101. Por resistência dos governos anteriores, Santa Catarina não avançou no programa de concessão de rodovias, porém, o custo que é manter essas estradas fez o atual governo rever esse posicionamento.
O estudo da CNT mostra que para reconstruir, restaurar e manter as rodovias federais e estaduais que cortam o nosso estado, o investimento gira hoje em torno de R$ 1,69 bilhão, sendo que a maior fatia - R$ 1,34 bilhão - é para ações emergenciais de reconstrução e restauração das vias. Um valor astrônomico que o estado não dispõe e se tivesse deveria investir em outras áreas como as da Saúde e Educação.
No Vale do Itajaí, três importantes rodovias estão passando por revitalização - BR-470, Jorge Lacerda (SC-411) e Antônio Heil (SC-486), e devem ser entregues à iniciativa privada, caso contrário daqui a quatro ou cinco anos a sociedade vai novamente exigir melhorias. Portanto, se queremos circular em rodovias em bom estado e seguras não há outro caminho senão o de pagarmos por mais esse serviço.
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