-
Edição da semana 08/05/2025 (Fotos: Jornal Metas)
De cada dez brasileiros entre 15 e 64 anos três são analfabetos funcionais. Ou seja, mal sabem escrever o seu nome e tem dificuldade de compreensão.
Isto é representado por 30% deste universo populacional, que é também o da mão-de-obra. Portanto, estamos diante de uma agravante crise educacional no Brasil, que se arrasta a décadas, com a má qualidade do ensino, a falta de perspectiva futura para quem passa 1/3 da vida estudando e a necessidade do jovem de entrar para o mercado de trabalho muito cedo, a fim de ajudar a prover a família. Isso tudo forma uma grande massa de desinformados e de fácil manipulação.
Não à toa, estamos vendo pseudo líderes políticos, religiosos e outros gurus manipulando grandes massas, que não conseguem ter clareza da atual conjuntura. Vivemos, portanto, uma profunda crise de aculturamento, alimentada ainda por uma tecnologia que, aos poucos, também vem tirando da gente a capacidade de formar opinião. Como diria o poeta gaúcho, Mário Quintana, “o verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê.” E ler significa exercitar o poder de compreensão da realidade, que é de fato o que falta ao analfabeto funcional.
Tags
- Analfabetos
- brasil
- Brasileiros
- Editorial
- Gaspar
- LER
- Manipulação
- monitoresr
- Opnião
- Políticos
Deixe seu comentário