Redação vencedora do Concurso Recicla CDL na Escola

Todos os seres vivos compõem nosso planeta. Nada do que existe está aqui por acaso, todos dependem uns dos outros: os animais, as plantas e os seres humanos. Os habitas, biomas e ecossistemas têm um ciclo previamente para suprir todas as necessidades dos seres que nele vivem e tudo seria perfeito se houvesse respeito com esse ciclo. O que se tem visto, entretanto, é uma destruição lenta e sistêmica provocada, sobretudo, pela ganância desmedida do ser humano. A única coisa que importa é o lucro, só o dinheiro é necessário. Para as autoridades, "o progresso justifica tudo", nem que tudo vire um deserto, que milhares de pessoas e animais morram de sede e de fome.
Por conta dessa ideia maligna, o meio ambiente vem sofrendo uma série de impactos. A temperatura do ambiente só faz aumentar, devido ao efeito estufa. Esse aquecimento global, causado pelo desmatamento e pela emissão de gases venenosos na atmosfera, provoca mudanças dramáticas na constituição física da terra, do ar e das águas, bem como o derretimento das calotas polares. Os marés e oceanos já estão mostrando alterações em sua salinidade, nível, pressão e temperatura da água, um quadro que tem feito milhares de espécies marinhas desaparecerem por completo. As fontes de água doce também estão ameaçadas pela derrubada incessante das florestas e pelos despejamentos de lixo. Sem as matas, os habitantes silvestres ficam sem seu habitat, não há água potável nem ar de qualidade. A necessidade de conforto, de consumo e de progresso está trazendo a decadência do nosso planeta. Fico pensando que se o mundo da fantasia existisse e eu fosse um super-herói o meu poder seria o de hipnotizar todas as pessoas para que elas deixassem de pensar de consumir e acumular bens desnecessários. Elas se convenceriam de que é possível ser feliz com simplicidade e harmonia com a natureza. É claro que isso é uma ilusão, mas eu espero que nossa geração se convença, mesmo sem estar hipnotizada, de que o futuro do planeta está em mãos. "É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não ouve" (Victor Hugo, poeta francês).  

Isadora Zuchi,
Aluna do 8º ano da Escola de Educação Básica Vitório Anacleto Cardoso


Tecnologia no comportamento estudantil

Há muitos estudos relacionados a descobrir como a mente humana funciona. Há também muitas pesquisas, descobertas e incertezas. E isso não é novidade. Desde criança o aprendizado de nossa mente é ininterrupto, sempre evoluindo, conhecendo e descobrindo. Não somente recebendo e armazenando informações do mundo que as envolve, mas também transmitindo sinais que, na maioria das vezes, são muito difíceis ou até mesmo imperceptíveis de serem decifrados. Será que alguns desses sinais poderiam indicar comportamentos futuros que venham a influenciar na vida das crianças? Será que a tecnologia, mais especificamente, a inteligência artificial, poderia auxiliar na descoberta e interpretação de padrões de comportamento das crianças que indiquem alguma medida preventiva a ser adotada? Padrões de comportamento poderiam indicar algum tipo de distúrbio ou até mesmo síndromes que ainda não estão perceptíveis aos especialistas? O cruzamento de informações relacionadas a pessoas poderia colaborar com essa descoberta?

Antônio Marcos Jacinto
Coordenador de projetos no Instituto das Cidades Inteligentes