Por Narci Teles dos Santos Curso de História – Faculdade Campos Elíseos - Gaspar

Considerando que vivemos num momento fértil e rico em desafios e possibilidades, que tem na LDB(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Lei nº 9.394/96, uma fonte que a determina a formulação de novos modelos e propostas, os professores tem como responsabilidade serem protagonistas do processo de ensino, construindo e orientando os educandos para a cidadania.
Assim, a meta da escola é contribuir para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a transformação social, sendo o ensino da História fundamental para esse propósito. Isso acontece não somente pelo seu conteúdo formativo e saber histórico, mas pela metodologia empregue que leva a participação na aprendizagem dos alunos e ás descobertas pelos estudos independentes, fazendo com que o aluno seja estimulado a encontrar fontes de aprendizagem focados em problemas sociais e cotidianos, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico e a autonomia pessoal do mesmo, que são componente essenciais da educação.
Com isto, não se pretende dizer que se aposenta o livro ou a exposição oral, mas devem ser atualizados os instrumentos e a linguagem para o estabelecimento de um vinculo de comunicação com os educandos.

Conforme Pinsky (2008) salienta que,

Fontes históricas, é indicado tanto para quem já coloca quanto para quem pensa em colocar as “mãos na massa”, penetrar em arquivos, ouvir depoimentos, manusear documentos, escarafunchar vestígios da cultura material ou simbólica, decifrar impressos ou audiovisuais em busca das experiências de nossos antepassados, aceitando os desafios da História. ( p. 08).
Neste sentido, destaca-se no processo de ensino e aprendizagem da disciplina, a utilização das fontes históricas no intuito de mediar o conhecimento histórico, fazendo com que o aluno compreenda que ele faz parte História.
Narci Teles dos Santos
Curso de História – Faculdade Campos Elíseos - Gaspar