O comércio catarinense ganhou um novo fôlego a partir da liberação extra do saque do FGTS no Dia das Crianças. Agora, a expectativa é de que esse dinheiro na conta da população também traga efeitos positivos para a Black Friday - seguindo a cultura norte-americana, a última sexta-feira de novembro tem se tornado um dia de grandes compras e de descontos consideráveis nos comércios brasileiros. Em Santa Catarina, R$ 1,8 milhão devem ser injetados na economia com a liberação extra do FGTS. Além de quitar dívidas, como ocorre todos os anos com a chegada o décimo terceiro salário, a probabilidade de os catarinenses aproveitarem esse dinheiro para comprar algum produto com maior valor agregado para a casa ou mesmo itens de vestuário ou para a decoração, os presentes ou a ceia de Natal, é muito grande.  

E se em 2019 o comércio não teve os resultados promissores conforme o projetado e ficou abaixo das expectativas, logicamente esta também é uma oportunidade para as empresas do comércio varejista alavancarem as vendas e tentarem recuperar os resultados até dezembro. Fazer um planejamento diferenciado para a data, enfeitar fachadas e vitrines, enviar mensagens por e-mail ou pelo WhatsApp aos clientes avisando dos produtos que estarão em promoção na última sexta-feira de novembro (29); utilizar as redes sociais nas semanas anteriores à Black Friday para instigar o público, para mantê-lo interessado e, claro, oferecer descontos reais ao consumidor são ações que podem ajudar na recuperação das vendas. Quando incentivados, os catarinenses correspondem às propostas do comércio. Por isso é importante os empresários apostarem também nestas datas. Estamos a pouco mais de dois meses de um novo ano. Até lá, temos novas oportunidades de recuperar o fôlego e entrar em 2020 com o pé direito.

Paulino de Melo Wagner, presidente Sindilojas Florianópolis e região