Venho por meio deste veículo de comunicação fazer um agradecimento. No dia 2 de dezembro deste ano, quando estava indo para o meu trabalho, sofri um acidente de carro e quero agradecer a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ao Corpo de Bombeiros de Gaspar. Recebi um atendimento fantástico. Vocês são anjos de Deus para nos socorrer. Nunca vou me esquecer, aquele dia ficou marcado na minhamemória. Agradeço também ao meu esposo pelo apoio que está me dando nesta hora tão difícil. Agradeço também ao Hospital de Gaspar, doutor Cléber, médico de plantão, que me atendeu muito bem. A equipe de enfermagem também: vocês são nota 1000! Deus abençõe a todos. Um grande abraço!
Silvana Gomes Spengler, bairro Poço Grande
Como manter a eficácia profissional?
Alto grau de eficiência, equilíbrio e eficácia. Esse é o resultado que todos nós buscamos constantemente para a vida pessoal e profissional e esperamos encontrar também nas empresas em que trabalhamos. No entanto, organizar, gerenciar, liderar e outras tantas atribuições do mundo corporativo geram tensão e estresse, fato que acaba nos desestabilizando em certos momentos. Mas será que, diante desse cenário, é possível manter a produtividade e os resultados sem que se perca a serenidade e o controle da situação? Como podemos agir de forma mais eficaz e enfrentar melhor os desafios do cotidiano profissional?
Antes de tudo, é necessário entender que disciplina mental, comportamental e outras atitudes que colaboram para a eficácia profissional são fundamentais para a sobrevivência em meio aos incontáveis compromissos, à correria do dia a dia e às exigências de produtividade e prazos.
Não acumular trabalho, por exemplo, é um ponto muito importante. Adiar as tarefas a serem feitas não é algo inato no ser humano, mas sim um hábito que pode ser mudado e treinado. Por isso, foque na ação - e não nas emoções que podem estar envolvida na tarefa, como o medo de não conseguir fazer, o tédio e a preguiça. Quando não temos tempo suficiente para finalizar um trabalho, precisamos nos questionar e compreender que o problema não é o tempo, mas sim algo que estamos fazendo de forma improdutiva ou deixando de fazer. Distrações variadas ou até mesmo pessoas que estão ao redor podem gerar interrupções que roubam o nosso tempo, por isso é preciso cuidado nesse aspecto. Se permitirmos que conversas, comentários, telefonemas e mensagens nos distraiam demais e tirem a atenção durante o trabalho, precisamos treinar a nossa capacidade de concentração direcionada. Uma mesa de trabalho coberta de papeis e materiais também bloqueia a produtividade e aumenta a confusão, não só externa e concreta, mas também mental, de pensamentos, decisões e ideias.
O sucesso exige uma mente ordenada, que saiba naturalmente concentrar o foco na tarefa que está fazendo sem ser afetada por intervenção externa, além de manter seus pensamentos organizados e focados por um período suficientemente longo. Isso permite fortalecer a autoconfiança, calma, clareza mental e força interior.
Não precisamos mais enfrentar continuamente emergências nem ficar esgotados trabalhando de forma confusa e improdutiva, mas devemos desfrutar mais a vida, encontrar energia, calma interior e vontade de realizar, cuidando do que realmente é importante para cada um de nós. Assim, é possível conquistar resultados significativos e obter uma excelente performance nas questões profissionais e pessoais!
Eduardo Shinyashiki,
mestre em neuropsicologia
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