No mês de conscientização sobre o aleitamento materno, equipe do Banco de Leite Humano de Blumenau ressalta importância do ato
-
(Fotos: Foto: Michele Lamin)
Segundo dados do Ministério da Saúde, o leite materno reduz, em até 13%, a morte por causas evitáveis na primeira infância.
Para conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno, o Banco de Leite Humano de Blumenau apoia o “Agosto Dourado”, que é o mês da amamentação. A cor está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida e para o desenvolvimento saudável dos bebês. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o leite materno reduz, em até 13%, a morte por causas evitáveis na primeira infância. A iniciativa “Agosto Dourado” ocorre em mais de 120 países.
A vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, enfatiza a importância do período para o crescimento da criança. “O leite materno é rico em anticorpos, que protegem os bebês de diversas doenças. Eu tive a oportunidade de ser amamentada e também o privilégio de amamentar o meu filho”, comenta.
O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, diz que o ato de amamentar não reduz apenas a mortalidade infantil. “A amamentação também reduz a mortalidade materna, porque ela diminui a probabilidade de hemorragias com a contração do útero no pós-parto”, acrescenta.
Conforme os dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
A coordenadora do Banco de Leite Humano de Blumenau, Cristiana Menezes, diz que o papel do profissional da saúde é apoiar a amamentação, regulamentada pela Lei 13.435 de 2017. “Além de apoiar, o Banco de Leite Humano presta orientação gratuita às mulheres que amamentam, e fornece leite humano pasteurizado, com qualidade certificada, a recém-nascidos hospitalizados”, complementa.
BLH em Blumenau
O Banco de Leite Humano fica no Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, na Rua Dois de Setembro, 1212, Itoupava Norte, em frente à Policlínica. Telefone: (47) 3381-7570.
Deixe seu comentário