TEMPERATURA

Frio intenso chega a SC

Temperatura em queda nas próximas horas

Frio intenso chega a SC
Previsão de geada para as áreas mais altas do estado
FOTO DEFESA CIVIL DE SC

De acordo com o sistema de monitoramento meteorológico da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, a partir desta segunda-feira, 13, uma massa de ar frio avança pelo estado, trazendo o declínio acentuado nas temperaturas. O ar frio entra em SC pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e se estende para o restante das regiões até o fim do dia. O Litoral Norte é a região com previsão de queda mais significativa das temperaturas, já que nesta segunda os termômetros chegaram aos 35°C e na terça-feira, 14, a temperatura máxima não deverá passar dos 15 ºC.

Áreas em laranja com risco maior de geadas

Áreas em laranja com risco maior de geadas
FOTO DEFESA CIVIL DE SC

As áreas em laranja do mapa apresentam risco alto para desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Nas áreas em amarelo o risco é moderado para ocorrências associadas. Atenção redobrada com a população mais vulnerável, como crianças, idosos, pessoas com doenças cardiorrespiratórias, e animais de estimação.

Segundo a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, é importante que a população esteja preparada, adotando medidas de proteção, como o uso de agasalhos adequados, principalmente durante as noites e as madrugadas. Além disso, é essencial atentar para os cuidados com a saúde, especialmente daqueles mais suscetíveis aos efeitos adversos do frio.

Frio intenso deve continuar até a próxima quarta-feira

A Defesa Civil de Santa Catarina publicou ainda nesta segunda-feira, 13, uma Observação Meteorológica para a manutenção das temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses. Na tarde da terça, as temperaturas sobem pouco e as máximas ficam entre 14 e 17°C na maioria das regiões. Nos pontos mais elevados do estado os termômetros não devem passar dos 12°C.

Na quarta-feira, 15, o amanhecer será ainda mais frio no estado, com mínimas entre 0 e 5°C entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana. Nos pontos mais altos da Serra, as temperaturas podem atingir valores negativos e deve haver formação de geada. No litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte as mínimas variam de 8 a 12°C. O risco é baixo nas áreas em verde e moderado nas áreas em amarelo para desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Na tarde da quarta, 15, o ar frio perde força e as temperaturas voltam a subir.

Áreas assinaladas em verde com risco maior de frio

Áreas assinaladas em verde com risco maior de frio
FOTO DEFESA CIVIL DE SC

Recomendações 

Atenção redobrada com a população mais vulnerável, como crianças, idosos, pessoas com doenças cardiorrespiratórias, e animais de estimação;
Procure usar agasalhos adequados;
Beba bastante água;
Abrigue animais domésticos nas noites mais frias;
Mantenha a higiene das mãos;
Evite lugares fechados e de grande circulação de pessoas.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube