A partir de 2026, CDIs vão passar a contar com a iniciativa.

A partir do ano que vem, alunos da rede municipal de Gaspar passam a contar com o Projeto Horta nas Escolas e Centros de Desenvolvimento Infantis (CDI’s). A iniciativa busca incentivar a alimentação saudável, aproximar crianças das atividades do campo e ampliar a educação ambiental nas unidades de ensino.

A proposta foi instituída em novembro e está voltada às escolas municipais e CDI’s. O projeto incentiva o cultivo de hortas escolares, estimula a integração entre alunos, professores e comunidade, além de reforçar a importância da sustentabilidade no dia a dia.

Os estudantes e os docentes vão aprender sobre o cultivo e manejo de hortas, plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e medicinais, além de ações para manter abelhas sem ferrão como agentes polinizadores e ampliar o conhecimento sobre espécies nativas. Também vão compreender a biodiversidade local e incentivar práticas agroflorestais em espaços educativos, inclusive em áreas que precisam de restauração florestal.

A implantação nas unidades de ensino será definida após levantamento elaborado pela Secretaria de Agricultura e Aquicultura, Secretaria de Educação (SEMED) e Superintendência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O gerenciamento das hortas é de responsabilidade das instituições participantes, com apoio das secretarias envolvidas, que vão oferecer orientação técnica e materiais conforme disponibilidade orçamentária. Haverá ainda suporte logístico para acompanhar as etapas e orientar quanto ao melhor uso dos espaços e práticas sustentáveis.

A ação é promovida pela Secretaria de Agricultura e Aquicultura em parceria com a Secretaria de Educação (SEMED) e Superintendência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O projeto também contará com parcerias de empresas, cooperativas e organizações não governamentais ligadas à educação ambiental e agricultura.

A iniciativa integra as ações adotadas por Gaspar após a adesão ao projeto internacional “A Cidade das Crianças”, idealizado pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci. Com isso, as 13.206 crianças do município, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), terão novas oportunidades de aprendizado sobre sustentabilidade, manejo e cuidado com o meio ambiente.

SIGA O JM NAS REDES:

Google News Google News Google News Google News