

-
"Esta revisão é o maior investimento em planejamento estratégico que Gaspar faz", afirma Paulo Koerich, prefeito de Gaspar (Fotos: Divulgação/PMG)
Parceria com a Fepese marca o maior investimento em planejamento urbano da história do município, com foco em sustentabilidade e participação popular
Gaspar deu um passo decisivo para o seu desenvolvimento futuro nesta segunda-feira (20), ao formalizar a assinatura do contrato que dará início à revisão completa do Plano Diretor do município. Instituído em 2006 e parcialmente atualizado em 2009, o documento será modernizado para refletir as profundas transformações urbanas, econômicas e ambientais vividas pela cidade ao longo dos últimos 20 anos.
A atualização será conduzida pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), instituição vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Reconhecida pela atuação em projetos de grande porte, a Fepese traz no currículo parcerias com o Governo do Estado, Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Senai, Agência Espacial Brasileira e prefeituras como as de Chapecó, Florianópolis e Balneário Camboriú.
Diagnóstico técnico e participação popular
A intenção é promover um desenvolvimento urbano mais organizado, eficiente e compatível com as necessidades de uma cidade em expansão (Fotos: Divulgação/PMG)
O investimento, no valor de R$ 1,8 milhão, contempla uma ampla metodologia de trabalho que será iniciada já nas próximas semanas. As etapas incluem o levantamento de dados, diagnóstico das principais demandas da cidade e realização de oficinas e audiências públicas com moradores, entidades e representantes do setor produtivo.
“Essas fases serão essenciais para que todos possam contribuir com sugestões e ideias. É um processo técnico, mas com olhar comunitário, que vai construir um planejamento realmente alinhado com a realidade e os anseios da população”, destacou o secretário de Planejamento Territorial, Michael Maiochi.
O presidente da Fepese, Mauro Fiuza, reforçou o compromisso da instituição com a transparência e o rigor científico. “Nossa equipe utilizará métodos consolidados para elaborar diagnósticos precisos e propor soluções sustentáveis e modernas. O objetivo é entregar um trabalho que sirva de base para o crescimento equilibrado da cidade nas próximas décadas”, afirmou.
Desenvolvimento ordenado e estratégico

-
Atualização será conduzida pela Fepese e vai orientar desenvolvimento da cidade (Fotos: Divulgação/PMG)
Com base nas informações coletadas, serão elaboradas minutas de leis e propostas de atualização de documentos fundamentais, como o Código de Obras, o Código de Posturas e o Plano de Mobilidade Urbana. A intenção é promover um desenvolvimento urbano mais organizado, eficiente e compatível com as necessidades de uma cidade em expansão.
Representantes do setor empresarial comemoraram a iniciativa. “Um planejamento claro e atualizado é indispensável para atrair novos investimentos, gerar empregos e garantir que o crescimento de Gaspar aconteça de forma estruturada”, afirmou o diretor-executivo da AMPE, Kauê Benkendorff Alberti, que participou do ato representando o Instituto Mais Gaspar.
O prefeito Paulo Norberto Koerich destacou a importância estratégica do projeto. “Esta revisão representa o maior investimento em planejamento já realizado pelo município. É um trabalho estruturante, que vai orientar obras, atrair investimentos e promover desenvolvimento sustentável, garantindo mais qualidade de vida para todos os gasparenses”, declarou.
Tags
- Desenvolvimento Urbano
- Economia Local
- Fepese
- Gaspar
- Infraestrutura
- Investimento
- Mobilidade Urbana
- Obras
- planejamento urbano
- Plano Diretor
- Sustentabilidade
- UFSC
Deixe seu comentário