AUTONOMIA

Enfermeiros já podem prescrever medicamentos e solicitar exames

A liberação segue o modelo de atenção básica e cuidado à saúde aprovado pelo Conselho Federal de Enfermagem

Enfermeiros já podem prescrever medicamentos e solicitar exames
Enfermeiros vão poder prescrever medicamentos e exames laboratorias
Foto: Marcelo Martins

Confiança, autonomia, credibilidade e multidisciplinaridade. Esse é o resultado do modelo de atenção básica e cuidado à saúde aprovado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que legaliza o enfermeiro prescrever medicamentos e solicitar exames laboratoriais e complementares. O novo modelo de acolhimento, adotado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), é regulamentado pela Lei 7.498/86 e seu Decreto Regulamentador 94.406/87, que atribui aos enfermeiros o papel central nas ações preventivas de saúde, principalmente neste momento de enfrentamento à epidemia de dengue.

Esse modelo de acolhimento amplia a capacidade de atendimento das unidades de saúde do município e também do Centro de Atendimento Dengue (CAD), já que a divisão estratégica da força de trabalho permite um acompanhamento mais ágil e eficaz, além de otimizar os recursos disponíveis. O reconhecimento dos sinais de alarme por parte dos enfermeiros é crucial para uma triagem precisa, uma vez que norteiam os profissionais de saúde desde o momento da triagem até a passagem pela consulta com o médico.

O enfermeiro está apto a acolher, notificar e classificar o paciente; realizar a Prova do Laço; avaliar hipotensão postural; e realizar consulta de enfermagem. A solicitação de exames para diagnóstico, controle e acompanhamento, como hemograma; e a prescrição de medicação sintomática oral para dor e febre, como Dipirona e Paracetamol; ou para náusea e vômitos; além da hidratação venosa com Soro Fisiológico 0,9%, também são condutas regulamentadas pelos Conselhos Federal e Regional (Cofen e Coren) e autorizadas aos enfermeiros.

“Essa conduta em relação aos enfermeiros que atuam nas unidades de saúde do município, tanto no paradigma da atenção e cuidado em saúde, quanto na prescrição de medicamentos, é uma ação integrante da consulta de enfermagem e, segue rigorosamente os protocolos do Coren, por meio do termo de cooperação de 2019”, declara a secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin.

Semana da Enfermagem
Você sabia que no Brasil, a Semana da Enfermagem foi instituída em meados dos anos 1940 e segue sendo celebrada de 12 a 20 de maio? Neste domingo, dia 12, é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro. A data homenageia Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna, e a brasileira Ana Néri, primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube