Coluna #NossasOrigens
Ocupavam terrenos próximos às fazendas e onde havia córregos: Barracão, Óleo Grande, Arraial dos Claudinos e Poço Fundo, imediações das fazendas de Flores e de Quintino.
Gaspar Mirim, Gaspar Grande, Garuba foram espaços de grande influencia açoriana.
Família de João Caetano dos Santos ? ?Rocha? (já falecido). Viúva Carolina Reinert dos Santos ?Rocha? *1863 +1940. Filhos: João e Alberto, Bernardino, Roberto, Pedro e Joaquim; (volta) a mãe, José, Guilhermina e Leopoldino. Ausentes as filhas já casadas: Maria ?Mimi? casada com Alfredo Sansão e Ana Carolina ?Aninha? casada com Rodolfo Vieira Pamplona. Gaspar Mirim ? 1913/ 1915.
A intensa convivência familiar e com vizinhos era característica marcante.
Os preparativos que antecipavam o nascimento dos bebês mobilizavam a vizinhança: latas cheias de broas de polvilho e fubá, bolachas de trigo. Galinhas, presas em gaiolas para limpeza e engorda que fariam parte do cardápio da parturiente, cujo "resguardo" era de quarenta dias. A mulher permanecia no quarto, alimentando-se de caldo de galinha, sequilhos e outros. Neste período, os serviços domésticos e cuidados com a mãe e bebê eram realizados pelas comadres e vizinhas, com alegria, despreendimento e dedicação.
Parteiras e benzedeiras eram pessoas de destacada função social. Reconhecidas em toda a comunidade como benfeitoras. Atendiam a comunidade, durante 24h gratuitamente, com alegria, amor, despreendimento e espírito comunitário.
As necessidades de saúde eram tratadas por líderes comunitários que sabiam curar doenças com cataplasma, emplastros, massagens, chás, benzimentos e simpatias. Esses tinham disponíveis em suas casas, além dos ingredientes para tratamentos, uma cama para receber pacientes. Taquaras, faixas e breu para "encarnar" ossos fraturados, era material básico.
Quase todas as doenças, eram tratadas em primeiro momento com benzimentos, como:
Carne rasgada e nervo torto, sangue solto, sol na cabeça, bruxa, mau-olhado ou quebranto, arca-caída, cobreiro, Icterícia (triza), assustado, míngua, febre no estômago, e tantos outros benzimento que acompanhavam os tratamentos caseiros.
A morte de um familiar ou membro da comunidade atingia a todos durante muito tempo (geralmente mais de um ano e meio). Nos ranchos guardavam-se sempre uma dúzia de tábuas secas para eventuais necessidades (fabricação de caixão para defuntos).
Caminhavam até Camboriú e Porto Belo para ir à igreja, visitar parentes e trazer peixes.
Camboriú - Igreja de Santo Amaro ? 1863
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