

-
O futuro e atual presidente, Kauê Benkendorff e Diogo Tomaz respectivamente. Uma transição bem construída (Fotos: Divulgação/AMPE)
Você é convidado a fazer parte deste marco na história do empreendedorismo regional, participando da solenidade especial seguida de jantar, uma noite marcada por homenagens, conexões e celebração
A AMPE Gaspar e Ilhota comemora no próximo dia 2 de outubro, a partir das 19h, 40 anos de fundação, em um grande evento no restaurante Questão de Gosto, anexo à Associação JBS/Seara. A expectativa é reunir cerca de 600 empresários, autoridades e lideranças do Estado de Santa Catarina, em uma noite marcada por homenagens, memória e projeções para o futuro.
O encontro terá como ponto alto a palestra de Neto Mafra, CEO do Grupo Bóca Mafra, referência nacional e internacional no setor automotivo. Neto, que comanda as marcas Bóca Mafra Premium, Bóca Mafra Automóveis, Miami Automóveis, Consórcio Bóca Mafra e Ceramic Pro Estúdio, apresentará o tema “Nada menos que extraordinário: os bastidores de uma marca de sucesso”, compartilhando sua trajetória de expansão, que hoje inclui também jatos e embarcações de alto padrão.
Uma história de protagonismo
O associativismo das micro e pequenas empresas da região nasceu em um contexto desafiador. Nos anos de 1983 e 1984, Blumenau e o Vale do Itajaí sofreram com grandes enchentes que devastaram a economia local. Foi nesse cenário que pequenos empreendedores se uniram em busca de força e representatividade, criando em 29 de março de 1984 a primeira AMPE, em Blumenau.
O modelo foi rapidamente replicado em Gaspar, Ilhota e em diversas cidades catarinenses, dando origem ao Movimento Nacional da Micro e Pequena Empresa, à FAMPESC e a dezenas de entidades pelo Brasil. Uma das grandes conquistas do segmento foi a criação do Simples Nacional e da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que tiveram participação ativa do movimento associativista da região.
A AMPE Gaspar e Ilhota também esteve presente em pautas decisivas, como a implantação do MEI, a defesa dos empresários durante as enchentes e a pandemia, os debates da duplicação da BR-470, a luta pela redução da tarifa do GNV, o título de Capital Nacional da Moda Infantil para Gaspar e a criação do Observatório Social entre outras ações..
Homenagens e legado
Para resgatar essa trajetória, a Diretoria da AMPE encomendou a produção de um documentário especial, que conta em detalhes a contribuição dos ex-presidentes e diretorias que marcaram a entidade ao longo de quatro décadas. O material também traz registros históricos sobre a criação da FAMPESC e sobre a mobilização que consolidou o papel das micro e pequenas empresas no Brasil.
Eventos como a Expoempreender e o FinanceDay também são lembrados como iniciativas de grande impacto, que projetaram Gaspar no cenário empreendedor catarinense, promovendo capacitação, geração de negócios e fortalecimento do ambiente empresarial.
Mais recentemente, a entidade protagonizou a defesa da liberação de construções, alvarás e licenciamentos ambientais, pauta levada até o Ministério Público através do Núcleo de Engenharia e Construção Civil (NECC), que hoje reúne 43 empresários do setor.

-
Produção de documentário especial que relembra a história (Fotos: Divulgação/AMPE)
Crescimento e futuro

-
Kauê Benkendorff, Douglas Junkes, Eduardo Pedrini e Diogo Tomaz (Fotos: Divulgação/AMPE)
Atualmente, a AMPE Gaspar e Ilhota conta com 200 associados ativos e vive um momento de expansão. Sob a presidência de Diogo Tomaz, em seu segundo mandato, a entidade alcançou recordes de representatividade, promovendo eventos lotados e consolidando núcleos setoriais como motores de crescimento coletivo.
Outro marco foi o crescimento de 238% em 2023, sob a gestão executiva de Kauê Benkendorff, tornando-se a AMPE com maior crescimento dentro do sistema FAMPESC em Santa Catarina.
Dentro da linha sucessória, Kauê Benkendorff assumirá a presidência no biênio 2026-2027. Empresário, engenheiro e administrador, com experiência em multinacionais e em grandes grupos como B2W e Santander, além de atuação nos ramos de tecnologia e saúde, Benkendorff já planeja ampliar a atuação para Ilhota e liderar o projeto da sede própria da entidade.
Reconhecimento coletivo

-
Diogo Tomaz, presidente da AMPE Gaspar/Ilhota (Fotos: Divulgação/AMPE)
"Sob a presidência de Diogo Tomaz, em seu segundo mandato, a entidade alcançou recordes de representatividade, promovendo eventos lotados como a Expoempreender, que reuniu mais de 11 mil pessoas durante os 4 dias de evento, e o FinanceDay que também são lembrados como iniciativas de grande impacto, que projetaram Gaspar no cenário empreendedor catarinense, promovendo capacitação, geração de negócios e fortalecimento do ambiente empresarial."
“Celebrar quatro décadas de história é reconhecer o protagonismo da AMPE em defesa dos micro e pequenos empresários. Mais do que comemorar, este é um momento de projetar o futuro com inovação, união e representatividade”, destaca o presidente Diogo Tomaz.
A expectativa é que o evento seja um marco na história da entidade e uma noite memorável para toda a classe empresarial da região.
Garanta seu ingresso!

-
AMPE 40 anos (Fotos: Divulgação/AMPE)
-
Diogo Tomaz, presidente da AMPE Gaspar/Ilhota (Divulgação/AMPE)
-
Produção de documentário especial que relembra a história (Divulgação/AMPE)
-
AMPE 40 anos (Divulgação/AMPE)
-
Diogo Tomaz, presidente da AMPE Gaspar/Ilhota (Divulgação/AMPE)
-
Kauê Benkendorff, Douglas Junkes, Eduardo Pedrini e Diogo Tomaz (Divulgação/AMPE)
Tags
- 40 anos
- Ampe
- AMPE Gaspar
- AMPE Gaspar e Ilhota
- associativismo
- Desenvolvimento Econômico
- empreendedorismo
- evento
- Gaspar
- ilhota
- Micro e Pequenas Empresas
- Neto Mafra
- Santa Catarina
Deixe seu comentário