Representante do Wal-Mart Brasil confere trabalhos realizados com a doação da empresa em Ilhota
O vice-presidente de Operações do Wal-Mart Brasil para o Sul, Osvaldo Leivas, esteve em Ilhota na terça-feira (18) conhecendo o resultado das ações realizadas a partir de doação vinda da matriz americana da empresa para a região. Foram R$ 710 mil cedidos pela Fundação Wal-Mart, braço de responsabilidade social do Wal-Mart Estados Unidos, por ocasião das chuvas no em novembro de 2008. A visita foi conduzida pela ONG Visão Mundial, organização responsável pela aplicação da quantia doada.
“A situação pela qual passou Santa Catarina nos comoveu muito. Mas hoje, mais do que comovidos, nos sentimos inspirados pela determinação das pessoas para reconstruir suas vidas e pelos inúmeros exemplos de solidariedade”, destaca Leivas.
Com os recursos da rede e apoio de outros parceiros, mais de 90 famílias tiveram casas reconstruídas ou reformadas em Ilhota. Kits de mobília e utensílios domésticos, com itens como fogão, pia, panelas, talheres, colchões, camas e guarda-roupa, foram entregues a cerca de 130 famílias e conjuntos de material escolar beneficiaram 1.500 crianças do sistema municipal de ensino. Medicamentos também estiveram entre os artigos fornecidos à população afetada pela catástrofe.
O dinheiro ainda está possibilitando a construção de uma creche para 50 crianças na comunidade Braço do Baú, de cooperativas de costureiras no Pocinho e Alto do Baú e de uma estrada de 2,5 km que deu acesso ao Alto do Baú e Baú Seco, favorecendo 420 famílias. Equipamentos para viabilizar as obras e dar apoio nas operações de socorro também foram adquiridos a partir do investimento do Wal-Mart e demais parceiros na região.
“Atuamos para reconstruir a esperança das pessoas que viram tudo desmoronar”, diz Celso Fernandes, diretor nacional da Visão Mundial Brasil. “Muitas famílias ainda lidam com os traumas deixados pelas chuvas e pelos desmoronamentos que fizeram desaparecer parentes, amigos. As pessoas viram suas casas debaixo da lama, e as crianças ainda se assustam quando chove. Prestamos contas, mas o trabalho continua”, conclui.
Aliança por Ilhota
A Visão Mundial Brasil, que tem como um de seus valores ser parceira de outras organizações para realizar suas ações, formou em Santa Catarina a Aliança por Ilhota em parceria com o Projeto Reconstruir Esperança, que reuniu diversas outras entidades e atores locais. A Visão Mundial foi a coordenadora da execução das atividades do Plano de Ação, da articulação com entidades públicas e privadas e da gestão dos recursos financeiros, humanos e materiais do projeto.
Deixe seu comentário