Em Ilhota, o cardápio das crianças é elaborado por uma nutricionista

No horário da merenda, os estudantes de Ilhota encontram refeições coloridas e nutritivas em seus pratos. Elas podem até mesmo não saber, mas tudo o que vai para os seus pratos é escolhido a dedo pela nutricionista Luana Sobota, contratada pela Secretaria de Educação. Ela explica que a merenda é planejada em cardápios mensais, elaborados de acordo com a faixa etária e com as séries em que estão as crianças. "O cardápio é bem balanceado, contém os macro e micro nutrientes que são necessários em cada faixa etária. São refeições coloridas e saudáveis, sempre levando em consideração hábitos regionais e a sazonalidade dos produtos", destaca.

Os produtos secos chegam nos educandários a cada quinze dias, enquanto a parte de panificação, hortifruti e perecíveis são entregues duas vezes por semana, para garantir que os produtos servidos aos estudantes estejam frescos. Os cardápios são criados para que todos estes nutrientes façam parte da nutrição das crianças. O acompanhamento nutricional traz diversos benefícios para os estudantes, que podem aprender sobre saúde a partir da alimentação. "Com o acompanhamento e orientações nutricionais podemos identificar deficiências e patologias encontrados em alguns dos nossos alunos. Podemos também interferir na melhoria das condições alimentares até mesmo junto aos familiares e assim ter melhores hábitos e evitar várias patologias e deficiências futuras e ainda realizar uma reeducação alimentar coletiva", afirma.

Para que todos possam entender a importância das escolhas saudáveis, palestras com temas relacionados à alimentação acontecem nas escolas e há outros projetos que serão postos em práticas para estimular hábitos alimentares saudáveis. Entre eles, a nutricionista cita as hortas que serão criadas para fazer com que as crianças plantem e conheçam os alimentos o a escola piloto, em que será feita a iniciação de um buffet dentro da escola. Além destas iniciativas, há ainda as orientações sobre aquisição, armazenamento e conservação de alimentos, novas receitas e melhor aproveitamento dos produtos.

Incentivo

A nutricionista acredita que a alimentação rica e variada que as crianças encontram nos educandários as levará a promover mudanças na realidade que existe em suas casas. "A criança acaba incentivando os pais a fazer escolhas melhores de alimentos e até ajuda na aquisição deles. Assim, ela leva para dentro de casa o que aprende e ingere dentro da escola e consegue mudar a realidade de cada para hábitos mais saudáveis", finaliza.