O documento tem validade de 180 dias e busca intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti
A Prefeitura de Ilhota, decretou situação de emergência em saúde pública devido à infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O decreto foi publicado nesta quarta-feira, dia 20. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram registrados 52 casos da doença desde o início de 2024.
Essa medida é uma resposta às informações alarmantes contidas no Informe Epidemiológico nº 02/2024, que evidenciam a necessidade de ações imediatas para combater a proliferação do mosquito e prevenir doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
O documento tem validade 180 dias e autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a mobilizar recursos humanos e equipamentos de diversos órgãos das secretarias municipais e entidades privadas para intensificar as ações de combate aos focos de proliferação do mosquito. Além disso, permite a contratação temporária de pessoal e a aquisição de bens e insumos necessários ao desenvolvimento dessas atividades, com dispensa do processo regular de licitação, dada a urgência da situação.
A Prefeitura de Ilhota, orienta a população a colaborar ativamente nesse combate, realizando a limpeza de terrenos baldios, permitindo o ingresso dos agentes públicos em imóveis residenciais e comerciais para a realização de ações de controle, e recolhendo materiais que possam servir de criadouros para o mosquito.
Deixe seu comentário