Em 90 dias, todos os equipamentos, inclusive os leitores de placas, vão estar em funcionamento

As lombadas eletrônicas vão voltar a multar os motoristas apressados de Gaspar. A Superintendência de Trânsito iniciou, a partir desta quinta-feira, dia 28, um período de testes, conforme determina da legislação, para, a partir de 15 de julho, passar efetivamente multar os motoristas que passarem pelos equipamentos acima da velocidade permitida. Nesta nova reconfiguração, a Prefeitura, e a empresa contratada para gerir o serviço, a Telmesch Tecnologia e Sistemas, decidiram aumentar o número de equipamentos. No total, serão 26 pontos de lombada eletrônicas + OCR, quatro equipamentos de fiscalização semáforo + velocidade (radar múltiplo) e 12 equipamentos fixos de leitura automática de placas (OCR Fixo). Até o mês passado eram 18 pontos de lombada eletrônicas + OCR e 10 equipamentos fixos de leitura automática de placas (OCR Fixo). A Telmesch ficará encarregada da locação, implantação, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de fiscalização automática de trânsito, além de fornecer o sistema de processamento das infrações cometidas. Pelo serviço, a empresa vai embolsar mais de R$ 1,5 milhão para um contrato de um ano.
Numa primeira etapa, os pontos onde as novas lombadas serão instaladas são: Rua Anfilóquio Nunes Pires (números 231, 2632 e 3726), Rua Itajaí (números 222, 535 e 1377) e Rua Dr. Nereu Ramos (número 632). Já os dois radares que detectarão excesso de velocidade e ultrapassagens com o sinal vermelho estão posicionados na Rua Duque de Caxias e na Antônio Conceição.  

Dentro de 60 dias, Prefeitura e Telmesch vão expandir o monitoramento para 20 faixas de lombadas eletrônicas com reconhecimento óptico de caracteres (OCR), quatro equipamentos de fiscalização de semáforos e velocidade (radar múltiplo), além de oito equipamentos fixos de leitura automática de placas (OCR Fixo). A conclusão das instalações está prevista para até 90 dias, quando então Gaspar terá 26 pontos de lombadas eletrônicas com OCR, quatro semáforos e 12 equipamentos de leitura automática de placas, totalizando mais de 40 pontos de fiscalização.

A prefeitura argumenta que escolheu os locais de acordo com um estudo técnico contratado, que considerou o número de acidentes, o potencial de risco, as características das vias, o fluxo de veículos e pedestres, entre outros aspectos. Os pontos de fiscalização já existentes também equipados com os novos dispositivos.

Arrecadação

Pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT) em vigor, a receita arrecadada com a cobrança de multas é distribuída para sinalização, fiscalização e engenharia de tráfego e de campo; aparelhamento e manutenção do policiamento de trânsito; e educação de trânsito.