Segundo o último boletim da Defesa Civil, o Itajaí-Açu está a 7,07 metros acima do seu nível normal
Fotos: Defesa Civil de Gaspar
Atualizada às 9h44min
A Defesa Civil de Gaspar segue em estado de alerta por conta da enchente em decorrência do nível do Rio Itajaí-Açu no município. A previsão inicial da Defesa Civil do Estado, de 8 metros às 7h da manhã desta segunda-feira (9) não se confirmou, e o rio atingiu o seu pico às 7h50min, quando chegou a 7,09 metros, a partir daí começou a baixar. Na mediação das 9h, o rio estava 7,07 metros acima do seu nível normal. Mesmo assim, o município segue em situação de alerta. De acordo com a Defesa Civil apenas uma propriedade foi atingida pelas águas na última madrugada. Dois locais foram interditados completamente no município: Rua Gregório Schimtt, no Gaspar Alto, após a ponte; e a Ponte Pênsil no bairro Gasparinho. Outras ruas, como a Amazonas, no bairro Bela Vista, seguem parcialmente inundadas.
A preocupação maior segue sendo com os deslizamentos, já que o solo segue bastante encharcado. Até a noite de ontem, a Defesa Civil já havia registrado 29 deslizamentos de terra, e segue pedindo às pessoas que residem próximas a morros e encostas para que fiquem atentas a pequenos movimentos de terra, escoamento de água com barro, árvores e postes inclinados, entre outros sinais. O número para contato é 199 ou o WhatsApp (47) 99236-2147.
Os locais para depósito de móveis continuam abertos: Comunidade São Judas Tadeu e Sociedade Esportiva União no Bairro Margem Esquerda; Escola Professora Dolores Krauss, no bairro Figueira, Escola Estadual Arnoldo Agenor Zimmermann, no Bela Vista, Sociedade Tamandaré, no Bairro Lagoa e EEB Frei Godofredo, no Sete de Setembro. O atendimento ocorre 24 horas. Os abrigos para móveis receberam um total de 41 mudanças até às 7h dessa segunda-feira, 9
Gaspar está com dois abrigos para pessoas ativos: Comunidade Santa Terezinha e Escola Vitório Anacleto Cardoso, no bairro Lagoa. Os dois abrigos aceitam também os animais de estimação das famílias. No momento, 74 pessoas e 8 animais de estimação estão nos abrigos.
A população pode acompanhar os alertas e informações através do site da Defesa Civil de Gaspar ou do aplicativo Alerta Gaspar, disponível para sistemas Android e iOS dos aparelhos móveis (celular e tablet).
Endereço do abrigo para pessoas desabrigadas:
Comunidade Santa Terezinha – Rua Barão do Rio Branco, Santa Terezinha
EEB Professor Vitório Anacleto Cardoso – Rua Estrada Geral Poço Grande, 87 – Lagoa
Endereços dos abrigos de móveis:
Sociedade Esportiva União – Endereço: R. Luiz Franzoi, 2111 – Margem Esquerda, Gaspar – SC, 89114-442
São Judas Tadeu – Endereço: R. Pedro Simon, 2313-2315 – Margem Esquerda, Gaspar – SC, 89116-520
EEB Professora Dolores Luzia dos Santos Krauss – Endereço: Rua Guilherme Sabel, 350 – Figueira
EEB Arnoldo Agenor Zimmermann – Endereço: Rua Adriano Kormann, 599, Bela Vista (Acesso pela Rua Selma Zimmermann)
Sociedade Tamandaré – Rua Geral Poço Grande, 5300 – Lagoa
Escola Frei Godofredo – Rua Manoel Bittencourt, 330 – Sete de Setembro
Para entrar em contato com a Superintendência de Comunicação, utilize o número (47) 99280-3566.
Deixe seu comentário