DNIT fará outras mudanças no trecho entre Gaspar e Blumenau.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) reabriu na manhã desta quarta-feira, dia 2 de agosto, a passagem inferior sob o viaduto do km 47 da BR-470, que liga o bairro Fortaleza, em Blumenau, ao Distrito do Belchior, em Gaspar. A liberação do trânsito ocorre após serviços de concretagem, pavimentação, drenagem e sinalização, necessários para avançar com a duplicação da rodovia.

Mas atenção! Com a reabertura da passagem, o DNIT informa que executará mais duas mudanças no tráfego ao longo dos próximos dias. A primeira alteração de trânsito é no km 45, no acesso ao bairro Belchior pela Rua Bonifácio Haendchen, onde será bloqueado o cruzamento em nível. Ou seja, motoristas que saírem do bairro em direção à BR-470 deverão seguir à direita e fazer o retorno no km 47. Já quem sai de Blumenau em direção ao bairro Belchior também deve usar o viaduto do km 47, pela Rua Francisco Vahldieck, ou então fazer o retorno no km 38 para acesso à Rua Bonifácio Haendchen. Esta alteração tem previsão de ocorrer até sexta-feira, dia 4. 

A segunda mudança é o fechamento do túnel da Rua Samuel Morse, no bairro Fortaleza, na altura do km 48, para avanço das obras de duplicação naquele local. A rota alternativa aos motoristas é utilizar o viaduto recém-reaberto no km 47 pela Rua Francisco Vahldieck. O fechamento do túnel ocorrerá somente a partir da próxima semana.

O superintendente do DNIT em Santa Catarina, Alysson Rodrigo de Andrade, destacou que as mudanças no trânsito entre Blumenau e Gaspar são necessárias para dar andamento as obras de duplicação. "Essas alterações são necessárias para seguir com a construção de novos viadutos e novas pistas na rodovia. É importante lembrarmos que a duplicação da BR-470 vive hoje um momento ímpar, o seu melhor semestre em termos de investimentos na história. Foram aplicados mais de R$ 100 milhões nesses últimos seis meses. Sabemos que isso resulta em um grande transtorno ao tráfego, mas diante das atuais frentes de trabalho e dos recursos disponíveis temos certeza que as alterações se darão em um curto prazo e vão permitir uma transformação da infraestrutura de Blumenau e da região", destacou. 

Mapa com as alterações Foto: Divulgação/DNIT