Operação realizada em Itapema prendeu sete pessoas acusadas de pertencerem à facção criminosa
Roberto de Andrade Junior, 18 anos, foi preso na Operação Mãos Fortes da Polícia Militar na tarde da última sexta-feira (01) ,em Itapema, e confessou ser o autor do assassinato do 3º sargento da reserva da Polícia Militar Edson Abílio Alves, executado na noite de quarta-feira (30) no bairro Taboleiro. A informação é do comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Evaldo Hoffmann.
A operação envolveu em conjunto da 4ª Companhia da PM de Itapema com o 12º Batalhão abordou sete pessoas e autuou quatro por tráfico de drogas. A PM, porém, não descarta ainda que Roberto tenha mentido sobre a autoria.
Em sua residência, foram encontrados torrões de maconha, rádios comunicadores, buchas de crack, celulares, balança de precisão e outros objetos.
Operação
A casa no bairro Morretes, em Itapema, começou a ser monitorada ainda pela manhã. No dia anterior o serviço de inteligência da Polícia Militar recebeu informações de que ocorria tráfico de drogas no local e que integrantes de uma facção criminosa arquitetavam ali ataques às instituições de segurança de Itapema, sob ordem de integrantes do grupo em Florianópolis.
De acordo com informações da PM, uma guarnição começou a monitorar o local na manhã de ontem, mas sem realizar abordagem a espera da confirmação de que seriam integrantes da facção.
Após a confirmação da informação e a chegada de reforços, foi realizada a abordagem das sete pessoas que estavam na casa - quatro homens e três mulheres. Foram apreendidos 115 gramas de maconha, 117 pedras de crack, uma máscara de palhaço, oito aparelhos celulares, dois rádios comunicadores e R$ 47.
Além de Roberto, foram presos em flagrante por tráfico de drogas Felipe Vieira Machado, Cleverson Antunes Pedroso e Luan Krieger. Já sobre o homicídio, foi instaurado inquérito policial, uma vez que não há mais situação de flagrante.
"As ações da Operação Mãos Fortes não diminuirão; ao contrário, a Polícia Militar esclarece que está trabalhando sem reservas de esforços para garantir a tranquilidade de todos, e que, inclusive, neste próximo fim de semana, contará com reforço de policiais militares que virão de diversos municípios para fortalecer a segurança da região", informou em nota o 12° Batalhão.
Despedida com honras militares
Os relógios marcavam 10h desta sexta-feira (01) quando as sirenes anunciaram a chegada do corpo do sargento Abílio em carro do Corpo de Bombeiros, trazido da Assembleia de Deus do bairro Monte Alegre para o cemitério do Centro. No local, parentes, amigos, agentes de segurança, autoridades e curiosos aguardavam para se despedir do oficial aposentado.
Oficiais da Polícia Militar carregaram o caixão, acompanhados de perto pela esposa e filhas, todos muito abalados pela perda.
Foi do subcomandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes, a responsabilidade em comandar a cerimônia e fazer o discurso relembrando a trajetória do sargento, enaltecendo suas qualidades e falando dos desafios enfrentados por policiais e suas famílias. Após o toque da trombeta, palmas e flores.
Para o comandante da 3ª Região da PM, coronel Claudio Koglin, o ataque a Abílio foi por ele ser policial militar. "Quando um de nós se vai e vai de forma tão covarde, o motivo por ser ele um policial militar, se vai um pouco de nós. Sentimos muito a perda dele, que mesmo na reserva, era um dos nosso. A morte dele não é em vão, fortalece todos nós. E com certeza, hoje existem mais de 20 mil olhos a procurar aquele criminoso que de forma covarde tirou a vida do nosso colega Abílio."
Segurança em alerta
Koglin afirma que a Polícia Militar trabalha hoje com possibilidade de novos ataques a agentes de segurança. Abílio foi o quarto assassinado no mês de agosto, apenas dois dias depois da morte de um PM na zona sul de Joinville. Um agente penitenciário de Joinville e um policial da reserva de Florianópolis já tinham sido executados.
O coronel falou também sobre a preocupação em evitar uma nova onda de terror como a registrada no Estado em 2013 e 2014. "Fazer com que essa suposta onda de terror que querem implantar no nosso estado ou na nossa cidade cesse o mais rápido possível".
Na noite de sexta-feira, em Itajaí, um ônibus que levava universitários de São João Batista para a Univali foi incendiado por um grupo de dez pessoas. Uma pessoa ficou ferida.
O crime
A morte de Abílio ocorreu por volta das 20h de quarta-feira (30) em frente a uma padaria da Rua Guararema, no bairro Taboleiro. Ele estava em frente ao comércio, quando o autor se aproximou e começou a atirar. Ele ainda tentou derrubar o atirador quando foi atingido e caiu. Foram seis tiros. O autor fugiu em um Monza que o aguardava na esquina.
Deixe seu comentário