Já o número de municípios com ocorrências relacionadas às chuvas está próximo a 140

Rio do Sul na manhã desta quinta-feira – Foto: Divulgação / CBMSC

Subiu para 111 o número de cidades catarinenses em situação de emergência e 139 municípios com registro de ocorrências relacionadas às fortes chuvas, que atingem o estado desde o começo deste mês. Os dados estão no último relatório divulgado pela Defesa Civil estadual, às 11h desta quinta-feira, dia 12. Permanece o alerta de chuva volumosa para todo o estado nesta quinta. A partir da metade da tarde, de acordo com a meteorologia, a chuva enfraquece, permanecendo com menor intensidade e especialmente no Planalto Norte e Litoral Norte.

Os acumulados de precipitação variam de 50 a 70 mm em média no Oeste (divisa com o Paraná), no Planalto Norte, no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, com pontuais maiores. No Grande Oeste (divisa com o Rio Grande do Sul), Planalto Sul e Litoral Sul, os volumes acumulados variam de 20 a 40 mm.

Rio do Sul na manhã desta quinta-feira – Foto: Divulgação / CBMSC

Situação de emergência

Equipes municipais com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de estruturas federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal prestam atendimentos aos afetados.

O CBMSC atua no atendimento, garantindo a segurança dos cidadãos em Santa Catarina, além das ações de Ajuda Humanitária que não param. Ocorrências registrada pelo Corpo de Bombeiros Militar relacionadas com as chuvas registradas entre quarta, 11 e quinta-feira, 12:

165 atendimentos;

72 viaturas;

42 municípios;

202 bombeiros empenhados

No Alto Vale do Itajaí foram 110 ocorrências registradas.