Projeto de Lei quer criar 'Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19'
-
(Fotos: Foto: Cecilia Fabiano/LaPresse via AP)
Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e segue para o Senado.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) um projeto de lei que cria o "Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19". A proposta agora segue para a análise do Senado e, caso aprovada, a data será celebrada em 12 de março de cada ano.
Segundo o autor do projeto, deputado Pedro Uczai (PT-SC), a data escolhida é uma homenagem à primeira vítima fatal do novo Coronavírus no Brasil, Rosana Aparecida Urbano, falecida em 12 de março de 2020, no Hospital Municipal Dr. Carmino Cariccio, na zona Leste de São Paulo.
O parlamentar lembrou que a vítima foi internada na véspera e, na sequência de sua morte, em menos de 50 dias, faleceram também sua mãe, seu pai, uma irmã e um irmão.
O autor do projeto destacou o impacto que a pandemia teve na vida de milhões de pessoas e lembrou que o Senado tem um projeto de lei que quer construir um memorial às vítimas. “A pandemia se transformou em uma inominável tragédia atravessada pela morte, pelo desamparo e pelo luto, um fenômeno social que impactou de forma direta e indelével a vida de milhões de brasileiros e brasileiras”, disse Uczai.
Covid-19
Após mais de três anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na última sexta-feira, dia 5 de maio, que a Covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. De acordo com a entidade, o vírus se classifica agora como “problema de saúde estabelecido e contínuo”.
Dados da entidade indicam que 765,2 milhões de casos de Covid-19 foram confirmados no planeta até o momento, além de quase 7 milhões de mortes registradas. Apenas no Brasil, mais de 700 mil pessoas perderam a vida para a doença. Ainda de acordo com a OMS, 13,3 bilhões de doses de vacinas contra a doença foram administradas em todo o mundo.
Com informações da Agência Brasil
Deixe seu comentário