Parabólica tradicional vai deixar de funcionar com a chegada do 5G
-
(Fotos: Foto: Divulgação/Siga Antenado)
O serviço de troca das parabólicas é gratuito para pessoas inscritas em algum programa do Governo Federal (CadÚnico).
Com a ativação do 5G em diversas cidades do Brasil, as famílias que utilizam a parabólica tradicional para assistir à televisão podem identificar algum tipo de interferência nas imagens do aparelho, como chuviscos, imagens travadas e até a interrupção permanente da transmissão. Isso pode acontecer porque a tecnologia 5G opera na mesma frequência da Banda C, ocupada pelo sinal de TV aberta da parabólica tradicional.
A dona de casa, Maria Batista, moradora de Joinville, contou que se viu diante de um problema, que acabou resolvido após uma dica da vizinha, quando as suas parabólicas tradicionais deixaram de funcionar adequadamente. “Ouvi minha vizinha comentar que estava com o mesmo problema e que precisou trocar de antena para uma digital. Achei que ia ser um problema pra mim, porque eu não teria condições de comprar outra agora, mas ela me explicou que conseguiu fazer um agendamento para fazer a substituição de forma gratuita, e depois disso fui atrás para saber mais”, comentou.
Isso foi possível porque o serviço de troca das parabólicas é gratuito para pessoas inscritas em algum programa do Governo Federal (CadÚnico) e que têm a parabólica tradicional funcionado em casa. O trabalho é realizado pela Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais para o sinal das parabólicas digitais.
No Estado
Em Santa Catarina, 174 cidades estão com agendamento aberto para que as famílias de menor renda, inscritas em algum programa do Governo Federal (CadÚnico) e com a parabólica tradicional instalada e funcionando na residência, recebam os kits gratuitos da nova parabólica digital. Para agendar, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.
Deixe seu comentário