AVENTURA PERIGOSA
Menino de 9 anos viaja clandestino em voo de Manaus a São Paulo
01/03/2022 13:16
Ele agiu sozinho e contou que o seu desejo era morar na capital paulista
A administração do Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, capital do Amazonas, e a empresa aérea Latam vão ter que explicar à Polícia Civil como um menino de apenas 9 anos conseguiu embarcar num voo com destino a São Paulo sem acompanhante, sem documentos, sem passagem e sem mala. O fato ocorreu no último sábado, dia 26, em pleno feriado. Emanuel Marques de Oliveira fugiu de casa pela manhã. A mãe, Daniele Marques, contou que ao acordar, por volta das 7h30min, percebeu a ausência do filho e se desesperou. Ela passou a divulgar fotos dele nas redes sociais. Por volta das 22 horas do mesmo dia, ela recebeu um telefonema de um funcionário da Latam informando que Emanuel estava na cidade de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, onde fica o Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro. As duas cidades estão distantes cerca de 3.800 quilômetros.
O menino contou às autoridades, no aeroporto de Guarulhos, que sua única intenção era morar em São Paulo, onde já vivem alguns dos seus familiares. Ele também revelou que pesquisou na internet uma forma de pegar um voo de maneira clandestina. A polícia civil confirmou que Emanuel agiu sozinho, sem ajuda de nenhum adulto e que não tem histórico de violência familiar, o que poderia ter motivado a fuga. De volta à Manaus, depois de cumprir alguns trâmites burocráticos junto ao Conselho Tutelar de Guarulhos e a mãe negociar o retorno na própria empresa aérea, o menino relatou detalhes da aventura à mãe. Ele disse que pegou alguns ônibus aleatórios de casa, no bairro Tarumã-Açu, até o aeroporto da capital manauara. Emanuel verificou no painel o horário dos voos com destino a São Paulo e escolheu um deles. Inconformada, a mãe afirmou que o filho passou por três vistorias sem que ninguém notasse que ele estava sem acompanhante, sem documentos nem bilhete de embarque. Ela garantiu que vai cobrar da administração do aeroporto e da empresa aérea explicações sobre como permitiram que seu filho embarcasse no voo com destina a São Paulo.
Em nota, a Latam informou que acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar após identificar que o menor estava sozinho no voo, em Guarulhos. Emanuel foi encaminhado para um abrigo onde aguardou os trâmites necessários até a viagem de retorno para Manaus.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
O aeroporto de Guarulhos, em SP, destino final de Emanuel / FOTO GUARULHOS ONLINE