O evento acontece em Curitiba e conta com 162 atletas da delegação catarinense.

Jovens de toda a Santa Catarina representaram o Estado nos Jogos Escolares da Juventude (Jej), que iniciam hoje dia 12 e seguem até o dia 21 de setembro em Curitiba.

Todas as regiões do Estado estão presente na competição. Ao todo, 162 atletas de 77 escolas e 37 municípios representaram Santa Catarina em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. 

A edição 2017 dos jogos recebeu o maior número de inscrições são 4.069 atletas de 1.396 escolas públicas e privadas de todo o país.

A cidade catarinense com o maior número de escolas classificadas é Joinville. São 11 instituições de ensino com, ao menos, um atleta representante cada. Destaque para a natação, que classificou cinco jovens atletas, e para o atletismo, que classificou quatro.

Quanto ao número de atletas, Criciúma (23), Blumenau, com (21), Caçador (14), Timbó (12), Jaraguá do Sul (12), Saudades (10) e Camboriú (10) também se classificaram em modalidades coletivas e emplacaram jovens na etapa nacional de Curitiba.

Para Josélia Maranho, a chefe de delegação do Time Santa Catarina e gerente de esporte de base e inclusão da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), os Jogos Escolares da Juventude são uma grande oportunidade para os jovens aprenderem diferentes valores, em diferentes aspectos. Além, claro, do orgulho em poder defender o estado de Santa Catarina.

"Eles têm uma excelente convivência, conhecimento e confraternização com os demais atletas dos estados brasileiros. Todos têm em média de 100 a 190 alunos, que se reúnem nas refeições, além de ter uma área muito legal de conivência que COB oferece. Então, creio que o mais importante para eles é a experiência que eles levam. Sem contar com a possibilidade de viajar para outro estado e representar Santa Catarina, que para eles é um motivo de orgulho", destaca Josélia. 

Das 35 medalhas que Santa Catarina conquistou no ano passado, algumas podem se repetir. Daniel Augusto Raduenz, da Escola Básica Municipal Almirante Barroso, de Pomerode, levou o ouro no lançamento de dardo em 2016 e disputará a prova mais uma vez.

Já Ana Carolina Souza, da Escola Municipal Machado de Assis, de Blumenau, conquistou três medalhas de prata na ginástica rítmica no ano passado e volta para as competições de 2017 em 13 categorias da modalidade.

Outro destaque individual vai para Kauan Figueroa Sttocco, de Caçador. O jovem, de 14 anos, do Colégio de Aplicação da Uniarp, é o único atleta catarinense que se classificou para mais de uma modalidade da etapa nacional. Além de integrar a equipe de handebol masculino, Kauan também foi campeão catarinense no badminton e vai disputar as categorias de simples, duplas e duplas mistas.

Além das competições, os jovens atletas terão à disposição em Curitiba uma série de eventos paralelos. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos.

Para inspirar os jovens talentos do esporte nacional, o COB selecionou 11 atletas olímpicos ou pan-americanos para atuarem como Embaixadores dos Jogos em Curitiba. A função dos embaixadores é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, mediante o contato direto, palestras e atividades educativas. 

Entre os embaixadores para a capital paranaense, quase todos tiveram passagens pelos Jogos Olímpicos ou Pan-americanos. Destaque para o judoca Tiago Camilo, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008 e atual presidente da Comissão de Atletas do COB. Fabiana Murer, medalhista pan-americana e campeã mundial indoor do salto com vara, também estará em Curitiba, junto a Etiene Medeiros, melhor nadadora brasileira da atualidade.

 Além de Etiene, Tiago e Fabiana, também serão embaixadores na capital paranaense: Gideoni Monteiro (ciclismo), Jéssica Maier (ginástica rítmica), Luiz Henrique dos Santos (badminton), Aline Silva (lutas), Ligia Silva (tênis de mesa), Iziane Marques (basquete), Rodrigo Hardy (futsal) e Silvia Helena Pereira (handebol).