A lei estabelece que o dia passe a ser comemorado sempre em 1º de setembro.

O governador Jorginho Mello sancionou a lei que cria o "Dia Estadual do Aquicultor", a ser celebrado anualmente no dia 1° de setembro. A iniciativa pretende promover a importância da atividade aquícola e divulgar informações sobre o trabalho da aquicultura, além de reforçar a necessidade dos profissionais em vários polos da atividade.

“A aquicultura catarinense é uma referência para o país. Nada mais justo do que valorizar o profissional que faz isso ser uma realidade. Que tá na lida diária, trabalhando, estudando e melhorando o cultivo. Parabéns a todos pela dedicação”, ressaltou o governador Jorginho Mello.

O secretário de Estado da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, destaca a importância da estadualização da data. “Precisamos incentivar a atenção para essa classe catarinense que hoje é referencia nacional, sendo a maior produtora de ostras do Brasil, maior produtora de mexilhões, quarto maior produtor de tilápia do Brasil e segundo maior produtor de trutas”, explicou.

A aquicultura de Santa Catarina também se destaca na produção de vieiras e recentemente tornou-se destaque na produção de algas.

O que é Aquicultura?

A aquicultura é a reprodução e o crescimento de organismos aquáticos, como plantas e animais (peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e répteis) em ambiente aquático controlado ou semicontrolado, tal como, por exemplo, em fazendas, para criação de peixes em lagos e/ou tanques; em rios; ou no mar.
?

?