A nova massa de ar polar se afasta para o oceano elevando as temperaturas nos três estados sulistas


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Chuva gelada na região de São Joaquim no último dia 4 / FOTO AGÊNCIA SÃO JOAQUIM


A semana, que começou como a mais fria do ano, vai terminar com temperaturas bem mais elevadas. O centro (região onde o frio é mais intenso) da forte massa de ar frio que chegou no fim de semana vai para o mar já nesta segunda-feira (5), e no decorrer da semana se distancia cada vez mais do Brasil. A partir de manhã (terça-feira), dia 6, a temperatura já terá uma grande elevação no Sul do Brasil e a semana deve terminar até com calor fora de época.

A forte massa de ar frio de origem polar que entrou no Brasil no primeiro fim de semana de agosto derrubou novamente as temperaturas, a exemplo do que havia ocorrido no começo de julho. As temperaturas na madrugada e no amanhecer do domingo, 4 de agosto, ficaram ainda mais baixas do que no sábado, como estava previsto. Os três estados voltaram a registrar temperatura abaixo de 0°C. A menor temperatura registrada nessa nova passagem da massa de ar polar foi em Urupema, na serra catarinense, com 8 graus negativos. Segundo o INMET, a menor temperatura no dia 4 de agosto no Paraná foi de 4,1°C negativos em São Mateus do Sul. Em Santa Catarina, a menor temperatura medida foi de 3,6°C negativos em Bom Jardim da Serra. No Rio Grande do Sul, a menor temperatura foi de 2,0°C negativos em Cambará do Sul.

Previsão de geada na segunda-feira

Ainda na madrugada desta terça-feira (6) devem ocorrer geadas em regiões mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.O sol também vai predominar nos próximos dias, com poucas nuvens. O tempo fica seco e os níveis de umidade do ar à tarde ficam baixos. Na quarta-feira, pancadas de chuva com raios podem voltar a ocorrer na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.