No ano passado, cinco mortes foram registradas pela PRF/SC durante o feriado.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta quarta-feira, dia 11, a Operação Nossa Senhora Aparecida 2023, que se estende até domingo dia 15 de outubro. O feriado nacional deve aumentar o fluxo de veículos em todas as regiões do Estado, especialmente no Vale do Itajaí, devido à Oktoberfest. Por ser um evento com grande apelo ao consumo de bebidas alcoólicas, o combate à embriaguez será uma das prioridades da fiscalização.

No ano passado, neste mesmo período, a PRF registrou 104 acidentes, nos quais 127 pessoas ficaram feridas e cinco morreram no local.

Outra preocupação da PRF é a previsão de tempo chuvoso e, consequentemente, pista molhada durante parte do feriadão. Quedas de barreira podem voltar a acontecer, e por isso o motorista deve transitar com máxima atenção, sempre considerando o risco de derrapagem e hidroplanagem. 

Orientações

Se for surpreendido por uma tempestade, acenda as luzes do veículo, mesmo durante o dia. Se o temporal aumentar, não pare no acostamento; dirija até um local seguro e aguarde condições adequadas de visibilidade. 

Os trechos da BR-470 no Alto Vale do Itajaí, e da BR-101 em Araranguá são críticos por serem pontos onde as águas dos rios avançam sobre a pista em caso de chuva prolongada.

FOTO: DIVULGAÇÃO/PRF

Na semana que também celebra o Dia das Crianças, a Polícia Rodoviária Federal promove até sábado (14), dentro do parque Beto Carrero World, em Penha, uma série de ações que pretendem ensinar e divertir. São PRFs do GETRAN – Grupo de Educação para o Trânsito, que transformam a educação de trânsito em um tema interessante e acessível para crianças e adolescentes.

No local, a PRF oferece uma rápida palestra e convida futuros motoristas a dirigir numa minipista, que tem bicicletas, patinetes e carrinhos elétricos. Ao final do circuito, o jovem condutor recebe uma carteirinha de habilitação. Também há demonstração de cães farejadores, instrução de primeiros socorros, exposição de equipamentos, viaturas históricas e de supermáquinas a serviço do PRF, além de brincadeiras com o Camaradinha, que é o mascote da PRF.