Defesa Civil alerta para chuva forte e volumosa em todo o Estado até domingo
-
(Fotos: FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET)
Além disso, três últimos meses do ano devem ser de muita chuva.
A Defesa Civil de Santa Catarina está alertando a população para chuva intensa nesta quarta-feira, dia 4, em todo o Estado, isso porque as instabilidades associadas à formação e passagem de uma frente fria, juntamente com o fluxo de calor e umidade proveniente do Norte do Brasil, se intensificam e avançam pelo Estado ao longo do dia, favorecendo a persistência da condição para chuva forte a volumosa e temporais acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais em todas as regiões, com risco moderado a alto para ocorrências associadas. Além disso, entre sexta e domingo (6 a 8), a chuva persiste e também há alto risco de deslizamentos de terra.
A Defesa Civil de Gaspar orienta a população que em caso de urgência ou emergência relacionada às chuvas, a ocorrência deve ser registrada formalmente na Defesa Civil através do número 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236-2147. É fundamental que todos estejam cientes desse canal de comunicação e o utilizem para relatar situações críticas ou solicitar assistência imediata. Isso permitirá que as equipes de resposta ajam prontamente e ofereçam o suporte necessário.
A Defesa Civil também reforça a importância de redobrar a atenção, principalmente em áreas propensas a alagamentos, devido à lentidão do escoamento de água. Evitar a passagem por locais alagados é essencial para a segurança de todos. Além disso, os moradores de encostas e áreas de risco de deslizamento devem estar atentos a qualquer movimentação no solo, como rachaduras, grades ou postes se movendo, ou água corrente com barro. Em casos de qualquer sinal de perigo, a orientação é ligar imediatamente para o número 199 ou 193 e, em situações mais graves, sair de casa.
Meses chuvosos
Porém, não é só esta semana que será de muita chuva: essa é a previsão para os próximos três meses, segundo a meteorologista da Defesa Civil, Nicolle Reis. Segundo ela, o trimestre Outubro, Novembro e Dezembro, que abrange o período da primavera no Hemisfério Sul e que representa a transição entre o inverno e o verão, são meses esperadas temperaturas amenas pela manhã e mais elevadas à tarde. "Já as precipitações passam a ocorrer predominantemente por conta do calor e disponibilidade de umidade. Além disso, o trimestre costuma ser marcado por maiores volumes de chuva em comparação ao trimestre anterior", diz, explicando que em Outubro, os acumulados oscilam em torno de 200 a 250 mm do Oeste ao Litoral Sul e entre 150 e 200 mm no restante do estado. "Já nos meses de Novembro e Dezembro os volumes variam entre 125 e 200 mm em todo o Estado", destaca.
Tudo isso deve ocorrer por causa da configuração do fenômeno El Niño de forte intensidade, que traz expectativa de que as chuvas ocorram com maior frequência e intensidade em todas as regiões catarinenses no próximo trimestre. Além disso, o fenômeno também impacta nas temperaturas, favorecendo valores acima da média. Com as chuvas mais frequentes e temperaturas elevadas, há maior condição para o desenvolvimento de temporais e chuvas intensas, resultando em volumes de precipitação acima da média em todos os meses.
Assista, abaixo, a previsão da Epagri/Ciram
Os impactos deste cenário são temporais mais frequentes em função do El Niño e aumento na chance de ocorrências associadas às condições meteorológicas, como por exemplo vendaval, queda de granizo, enxurradas e deslizamentos.
Tags
- Chuva
- Defesa Civil
- Gaspar
- Previsão do Tempo
- Santa Catarina
Deixe seu comentário