Em vídeo publicado nas redes sociais, prefeito Horst Alexandre Purnhagen implora que comportas sejam abertas.

O município de Taió, no Alto Vale do Itajaí, vive a pior enchente de sua história, com o nível do rio tendo chegando a 12,40 metros no domingo, dia 9. Na noite desta terça-feira, um vídeo do prefeito do município, Horst Alexandre Purnhagen, conversando por telefone com o coordenador de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff, foi divulgada nas redes sociais. No vídeo ele implora para que as comportas da barragem sejam abertas. Ele ainda cita Blumenau e a Oktoberfest. "Blumenau não precisa ficar com o sapatinho seco, Fred. Nós estamos com água na cabeça. Isso vai dar tragédia, vai morrer gente por causa de festa", ele diz.

Após a situação, o governador do Estado, Jorginho Mello, gravou um vídeo informando que determinou a abertura gradual das comportas da Barragem Oeste. "Acabei de chegar de Brasília. Recebi ligações de Taió e já falei com o prefeito. Eu liguei para ele. Determinei a abertura das comportas da barragem de Taió de forma gradativa. Já está autorizado e já fizeram o comando para isso acontecer. Estamos trabalhando para preservar, acima de tudo, a vida dos catarinenses”, disse o governador. 

De acordo com site da Defesa Civil, até o momento quatro comportas já foram abertas e três continuam fechadas. A ocupação da barragem está em 105,26%. Na medição 9h, o rio em Taió estava com 10,33 metros, mantendo a cidade em situação de emergência. 

FOTO: DIVULGAÇÃO/GOVERNO DE SC

O governo do Estado também informou que a abertura gradativa e controlada das comportas das barragens de Ituporanga e Taió iniciaram ainda na madrugada desta quarta-feira. "Essa medida foi necessária para que a água represada na estrutura possa dar vazão e aumentar o espaço das barragens para receber novos volumes de chuva. Esse trabalho de abertura das comportas já está em operação", disse o governo de SC em nota.