A solicitação foi feita pela Deputada Federal Daniela Reinehr, que é membro titular da comissão.

A Comissão de Integração e Desenvolvimento Regional (Cindre), da Câmara dos Deputados, realizará nesta quarta e quinta-feira, dias 18 e 19, uma visita técnica aos municípios de Blumenau, Taió, Rio do Sul e José Boateux, que foram castigados pelas enchentes deste mês.

A solicitação foi feita pela Deputada Federal Daniela Reinehr, que é membro titular da comissão, através do requerimento 16/2023, realizada ainda em agosto, já com o objetivo de verificar a situação da região após o desastre de 2018, quando o El Nino causou uma das maiores tragédias causadas por eventos climáticos e, infelizmente, tirou a vida de 135 pessoas.

O roteiro começa com uma reunião com a Defesa Civil do Estado e com o governador Jorginho Mello, nesta quarta-feira (18), às 15h. Além de Daniela Reinehr, integrarão a missão os deputados federais Padovani, presidente da Cindre; Cabo Gilberto; e os prefeitos dos municípios, representantes da Defesa Civil e Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Segundo a deputada, a missão se tornou ainda mais necessária, com as enchentes ocorridas durante as últimas semanas, que potencializaram a tomada de medidas urgentes. “Nosso povo é resiliente, mas é preciso pensar em medidas e ações técnicas para que possamos minimizar os impactos desses eventos climáticos, que têm sido recorrentes em nosso Estado e, principalmente o olhar atento sobre as nossas barragens que são fundamentais na contenção das cheias”, enfatiza Daniela.

“O Congresso Nacional tem grande importância neste contexto, e estamos trabalhando de forma efetiva para buscar alternativas no âmbito federal que possam auxiliar e atender os municípios em todos as áreas: seja na ajuda humanitária, na reconstrução dos municípios e na melhoria da infraestrutura das barragens e das cidades atingidas”, pontua a parlamentar.

Para o Presidente da Associação dos Municípios do Vale Europeu e Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, a presença dos parlamentares nas cidades é de extrema importância. “Vivenciando presencialmente a realidade dos municípios afetados, terão muito mais condições de construírem projetos e políticas públicas que de fato auxiliarão as cidades e melhorarão a vida das pessoas”, destaca.