Chuva deve voltar a Santa Catarina a partir de terça-feira (21)
-
(Fotos: FOTO: RAQUEL BAUER/JORNAL METAS)
Veja a previsão do tempo elaborada pela Defesa Civil de SC.
Após mais um período de muita chuva, que causo novamente destruição em diversas regiões de Santa Catarina, principalmente no Alto Vale do Itajaí, o domingo de tempo fechado, com poucas aberturas de sol e sem chuva. Mas o que esperar para esta semana que se inicia? Será que Santa Catarina terá mais chuva? Acompanhe na Previsão do tempo elaborada pela Defesa Civil do Estado.
Segunda-feira (20)
Nesta segunda-feira, dia 20, o dia se inicia com a formação de nevoeiros entre o Meio-Oeste e o litoral, que dissipam ao longo da manhã, dando lugar ao sol que passa a predominar em grande parte do Estado na maior parte do dia. Entre a tarde e à noite, a nebulosidade aumenta por Santa Catarina e há chance de chuva fraca e isolada no Grande Oeste devido à combinação de calor e umidade, onde também há possibilidade de temporais bem isolados neste período. Já no Litoral Norte, devido à circulação marítima, o risco é baixo para ocorrências associadas.
O vento varia de nordeste a leste com rajadas de 30 a 50 km/h à noite no Litoral Sul. As temperaturas mínimas ficam próximas dos 10°C na Serra e variam entre 13°C e 19°C nas demais regiões. As máximas chegam aos 34°C no Oeste e Extremo Oeste, variam entre 25 e 30°C no Meio-Oeste, Planalto Norte e no Litoral Sul e marcam entre 22°C e 26°C nas demais regiões. O risco segue alto para deslizamentos e inundações graduais devido aos volumes de chuva ocorridos nos dias anteriores. Mar calmo, com ondas de direção sul/sudeste entre 0,5 m e 1,0 m e picos de 1,5 m em toda a costa catarinense.
TERÇA-FEIRA (21)
Na terça-feira (21) espera-se a formação de nevoeiros entre a madrugada e a manhã do Meio-Oeste ao litoral, com isso, o dia no Estado fica com variação de nuvens, intercalando com momentos em que o sol aparece. Entre a tarde e à noite o tempo muda em toda Santa Catarina, com o retorno das pancadas de chuva e temporais isolados associados a raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais, em especial do Extremo Oeste ao Litoral Sul, devido ao forte calor combinado a formação de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. As temperaturas mínimas variam entre 12 e 16°C nos planaltos, oscilam entre 20 e 24°C no Oeste e Extremo Oeste e marcam entre 15 e 21°C no restante do estado. As máximas variam entre 26 e 31°C no Planalto Sul, Vale do Itajaí, na Grd. Florianópolis e no Litoral Norte, e marcam entre 30 e 35°C nas demais regiões.
QUARTA-FEIRA (22)
Na quarta-feira (22), a frente fria avança pelo Estado associada a um sistema de baixa pressão, mantendo o tempo instável com chuva em todas as regiões. As pancadas de chuva e temporais isolados, que vêm acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa, já iniciam no período da manhã pelas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, indo em direção às demais áreas ao longo da tarde. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais. O vento varia de sudoeste a sudeste, com fraca intensidade. À tarde, as temperaturas máximas variam entre 25°C e 28°C no Grande Oeste e de 23 a 26°C nas demais regiões.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Ao longo da quinta-feira (23) a frente fria avança por Santa Catarina associada a um sistema de baixa pressão, mantendo o tempo instável com chuva em todas as regiões, que por alguns momentos ocorre de forma intensa e acompanhada por temporais, com raios, rajadas de vento e granizo. Entre a madrugada e a manhã da sexta-feira (24), o sistema convectivo segue atuando e provocando chuva no Grande Oeste e do centro ao norte do estado, mas com o afastamento da frente e a entrada de um sistema de alta pressão na sua retaguarda, o tempo estabiliza em todas as regiões e a chuva para entre a tarde e à noite.
?
Deixe seu comentário