SOLIDARIEDADE

Campanha em prol do médico João Spengler mostra a importância da doação de sangue

Estoque de plaquetas do Hemosc estava baixo e família precisou fazer um apelo nas redes sociais

data-filename="retriever" style="width: 672px; height: 387.359px;">

Campanha começou a circular desde segunda-feira (14) nas redes sociais / IMAGEM REPRODUÇÃO

Uma campanha para doação de plaquetas, que são elementos que atuam na coagulação do sangue, mobilizou a cidade de Gaspar nesta semana e mostrou a importância dos estoques do Hemosc estarem sempre em dia. O conhecido médico gasparense, João Leopoldino Spengler, de 79 anos, que há mais de 50 anos atende no município, está em tratamento contra um câncer. Internado no Hospital Santa Catarina, em Blumenau, no último domingo (13), Dr. João precisou de transfusão de plaquetas, pois em função da quimioterapia e imunoterapia houve uma redução da quantidade no seu sangue.

Coincidiu que, no último final de semana, os estoques de plaquetas estavam bastante baixos no Hemosc de Blumenau, porém, não por falta de doadores, mas, segundo a coordenação da unidade em função da alta demanda dos últimos dias. A campanha, iniciada pelos familiares do Dr. João nas redes sociais atingiu rapidamente o objetivo e um grupo de pessoas se dispôs a ir ao Hemosc para a doação. No caso das plaquetas, a transfusão pode ser feita independente do tipo sanguíneo, porém, a preferência é por aqueles doadores com sangue compatível com o receptor,

A doação de plaquetas se chama cientificamente de aférese. Trata-se da separação dos componentes do sangue por centrifugação. A máquina separa o plasma, a plaqueta, os leucócitos e as hemácias. Na aférese, apenas as plaquetas são coletadas, e o restante dos componentes é devolvido ao doador.

A vantagem da aférese é o paciente carente de plaquetas receber a quantidade necessária com um número menor de transfusões. Dessa forma, é coletada uma quantidade maior do componente desejado do sangue, em pequeno volume. A coleta de plaquetas pode levar até 1h30min, dependendo do calibre das veias do doador, enquanto a doação de sangue propriamente ocorre em menos de 1h.

data-filename="retriever" style="width: 721.5px; height: 481px;">

Dr. João atua há mais de 50 anos no município de Gaspar / FOTO ARQUIVO JORNAL METAS


Estoques do Hemosc retornam à normalidade

Com a redução do número de casos de Covid-19, as doações de sangue para o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) voltaram a patamares estáveis nas duas últimas semanas. No início do ano, de acordo com a central do Hemosc, em Florianópolis, a queda chegou a 20%, e uma campanha na mídia foi deflagrada para recuperar os estoques. Além da pandemia, a queda também pode é creditada ao período de férias, onde muitos doadores não estão em seus domicílios. Neste momento, de acordo com a central do Hemosc, a captação diária chega a 450 bolsas (em média, com 450ml), o que é considerado dentro da normalidade, porém, as doações de sangue são sempre bem-vindas.

Em contrapartida, os estoques não podem estar muito altos, pois o sangue fora do organismo humano tem validade de 43 dias - no caso das plaquetas é de apenas cinco dias. Em Santa Catarina são sete hemocentros e duas unidades de coleta. O Hemosc dispõe ainda de uma unidade móvel, que percorre o estado para a coleta externa. A unidade se desloca para as regiões de acordo com a demanda reportada pelos municípios. Por conta da pandemia, a circulação do veículo está restrita. Alguns tipos de sangue, como A e O negativos, são mais difíceis de encontrar, porém, quando existe a falta de determinado tipo de sangue, a central em Florianópolis faz o remanejamento de uma unidade para outra.

Doar sangue é um ato de amor, de ajuda ao próximo, porém, existem muitas dúvidas e até barreiras. Pessoas vacinadas, por exemplo, podem doar sangue; para isso basta aguardar o período determinado para cada tipo de vacina contra a Covid-19. Se você contraiu o coronavírus, também pode doar sangue, desde que mantenha um período de dez dias após a alta médica (leia quadro, abaixo).

Os protocolos estão baseados em notas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Conforme o documento, as pessoas que recebem a vacina Coronavac podem doar sangue 48 horas após a dose. Já quem recebeu o imunizante AstraZeneca, Pfizer ou Janssen precisa esperar sete dias para a doação. A especificação vale para a primeira, para a segunda dose e reforço ou dose única. Para doar, é importante apresentar o comprovante da vacina.

No quadro, abaixo, as pré-condições para a doação de sangue durante a pandemia do coronavírus, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

style="width: 728.5px; height: 707.034px;" data-filename="retriever">


Quem pode doar

É importante lembrar que nem todas as pessoas podem doar sangue ou plaquetas. A primeira condição é de ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 60 quilos e não estar tomando medicamentos. É necessário ainda ter tido seis horas de sono de boa qualidade na noite anterior à doação, não ter ingerido álcool nas 12 horas anteriores e nem fumado duas horas antes.

No caso da doação de plaquetas, o sangue é retirado da veia de um dos braços, como na doação convencional. A diferença é que o sangue passa por um equipamento que retém parte das plaquetas e retorna para o doador, com todos os outros elementos. Esse processo é feito de forma segura com material descartável e livre de contaminações. 

Para fazer a doação é preciso estar bem alimentado, assim como beber bastante água desde o dia anterior. É importante, porém, não ter comido alimentos gordurosos (como açaí, abacate, queijo, iogurte, manteiga, massas, frituras e chocolate, por exemplo) até três horas antes da doação. Caso você queira doar sangue ou plaquetas, procure o hemocentro ou, na ausência dele, o centro de saúde de sua cidade.


style="width: 381.5px; height: 381.5px;" data-filename="retriever">


Atendimento com hora marcada

A doação de sangue está funcionando somente com agendamento prévio via site do Hemosc (www.hemosc.org.br). Para a segurança dos doadores, o Hemocentro adotou várias medidas de prevenção nesta época de pandemia, como, por exemplo, a readequação do espaço, aferição de temperatura e lavagem das mãos na entrada, além da intensificação da higienização em cada etapa do processo. No site do Hemosc também é possível saber como estão os estoques de sangue do Hemosc. Nesta quinta-feira (17), por exemplo, o site está indicando que os estoques de sangue A+ e A- estão reduzidos.


style="width: 819.744px; height: 383.453px;" data-filename="retriever">

Site do Hemosc atualiza diariamente os estoques de acordo com o tipo sanguíneo / FOTO REPRODUÇÃO


Intervalos entre as doações

Mulheres: Período de 90 dias/ 3 doações nos últimos 12 meses;

Homens: Período de 60 dias/ 4 doações nos últimos 12 meses.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube